sábado, 7 de dezembro de 2013

Cultura para todos

DAREDACAO___WEB
GLACY ANTUNES DE OLIVEIRA
OPINIÃO
Cultura para todos
A diretoria do Conselho Municipal de Cultura (CMC), estrutura de composição paritária que reúne membros da sociedade civil a outros escolhidos pela gestão pública, será eleita hoje na Conferência Municipal Extraordinária de Cultura. Uma das funções primordiais do Conselho é promover debates que resultarão em decisões na área da cultura e essa nova gestão estará à frente de um processo histórico: em função da inserção de Goiânia no Sistema Nacional de Cultura (SNC), teremos, nos próximos meses, os marcos legais do Sistema Municipal de Cultura, com a criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Plano Municipal de Cultura (para o período 2015-2025); a efetivação do Sistema Municipal de Financiamento à Cultura e a criação do Sistema de Formação na Cultura.
Goiânia, que completou 80 anos no dia 24 de outubro, nasceu sob o signo da modernidade e do progresso, marcada pela vocação cultural, pois em seus primeiros tempos aqui foi promovido um evento sem igual, o Batismo Cultural da cidade, realizado há 71 anos, quando estavam presentes 1.633 visitantes nacionais e 140 estrangeiros testemunhando rica programação artística.
Hoje, passado, presente e futuro se cruzam nas ruas, praças, parques e espaços culturais de forma intermitente, às vezes de maneira quase compulsiva e múltipla, expressando as raízes de um Estado lavrado na terra e nos sonhos de uma juventude inquieta, ávida de futuro. Goiânia é terreno fértil para a criatividade e o conhecimento, teatro, dança, artesanato, folias de reis, capoeira, quadrilhas, artes visuais, grafite, poesia, literatura, cinema, vídeos, novas mídias, carnaval, gastronomia, música popular ou clássica; todas as expressões artísticas, todas as criações culturais e intelectuais de alguma maneira revelam olhares, reclamos ou delírios desta cidade.
Tamanha riqueza pode e deve sempre aumentar e, para tal, é fundamental que esses diferentes segmentos se organizem e coexistam, trabalhando em prol da cultura que, tanto quanto outras áreas produtivas da sociedade, carece de organização política para um diálogo com a gestão pública da área. O Conselho Municipal de Cultura é instrumento indispensável nessa tarefa de desenvolver uma administração democrática. Por isso é fundamental a participação, nesta Conferência Municipal Extraordinária de Cultura, da sociedade civil, por meio dos mais diversos segmentos da criação e produção artística, cultural e intelectual.
A política cultural deve ser uma ação do poder público ancorada em princípios e procedimentos administrativos e orçamentários. Destina-se à ação cultural e deve respeitar dois enfoques: a cultura para todos, que proporciona o acesso aos bens culturais e promove a democratização da cultura, e a cultura por todos, que possibilita ao cidadão participar da vida cultural do município.

Glacy Antunes de Oliveira é secretária de Cultura de Goiânia. Com:Marcelo Souza,
diretor de Políticas Culturais
1.438647