quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ivanor Florêncio: 'Cultura é uma política pública permanente que transforma as pessoas e suas vidas'

Atualizado em 17/06/2015 08:53
Durante entrevista, secretário municipal de Cultura ressaltou que projetos como da Casa de Vidro, reforma da Estação Cultura e da Praça Cívica serão concluídos neste próximo período de gestão

A estrutura da Secretaria Municipal de Cultura, após a reforma administrativa, foi mantida, assim como o gestor que já coordenava as ações da pasta. O secretário Ivanor Florêncio continua no comando do órgão e é sobre ações, metas e prioridades que ele falou durante entrevista promovida pela Secretaria de Comunicação.

Ivanor fez questão de destacar que o foco da gestão será no fomento e valorização das produções culturais que são produzidas no estado. Além disso, ele cita que, neste trabalho, há necessidade de ter sempre em mente que a administração deve ser conduzida norteada pela sustentabilidade.

O secretário falou também sobre a volta do Goiânia em Cena, últimas ações que irão concretizar a implantação do Sistema Municipal de Cultura, questões que envolvem a direção do Teatro Goiânia e a Vila Cultural em regime de comodato e expectativa de concluir o processo de posse definitiva do Grande Hotel para o município de Goiânia.

Secretaria Municipal de Comunicação: O que será priorizado neste segundo momento da administração?
Ivanor Florêncio: A prioridade dessa gestão é valorizar e fomentar a cultura produzida por artistas locais, valorizando o que é nosso. Trazer artistas nacionais e internacionais é importante sim, principalmente para promover o intercâmbio entre as diversas linguagens. Mas é preciso primeiro dar dignidade aos fazedores de cultura daqui, para que a arte possa chegar em forma de espetáculo com mais qualidade ao povo da nossa cidade. Tornar a gestão sustentável é fundamental para que possamos dar continuidade aos projetos que estamos desenvolvendo. Pra nós, cultura não é apenas evento, mas uma política pública permanente que transforma as pessoas e suas vidas.

Secom: Quais são as principais ações da pasta?
Ivanor Florêncio: Estamos trabalhando com um calendário próprio. Temos desenvolvido diversas ações regulares e constantes, como é o caso do “Sons de Mercado”, no Mercado da Rua 74, o Literatura no Eixo, no interior dos ônibus do transporte coletivo, o “Achei um Livro” nas ruas e praças da cidade, além das atividades no Grande Hotel e Goiânia Ouro. Há eventos temáticos, como o Encontro de Folia de Reis, que chegou à sua 14ª edição; o Carnaval de Rua de Goiânia, que este ano, pela primeira vez, aconteceu via edital para que os blocos e escolas de samba pudessem realizar suas atividades. O 1º Encontro de Catira, que aconteceu na Estação Cultura, foi outro grande evento promovido pela nossa administração. O Arraial de Goiânia, também na Estação Cultura, chegou à sua 13ª edição e foi outro evento realizado pela primeira vez através de edital. Foram mais de R$ 260 mil para 12 grupos de quadrilha da cidade, com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Já estamos preparando a volta do Festival Internacional Goiânia em Cena, que será realizado no segundo semestre deste ano após discutirmos com a classe artística a sua reformulação e formato. O Goiânia em Cena recoloca nossa capital na agenda nacional de grandes festivais de teatro. Já estamos muito próximo de ter o nosso Sistema Municipal de Cultura implantado na cidade. O projeto de lei neste sentido, que foi amplamente discutido com a comunidade artística em várias reuniões setoriais e na Conferência Municipal de Cultura, realizada em novembro do ano passado, será encaminhado nos próximos dias à Câmara Municipal de Goiânia, logo após o processo de consulta popular, disponível no site da Prefeitura de Goiânia. O SMC é uma exigência de lei para Goiânia pleitear verbas federais para investimento na cultura. Já estamos na segunda fase do projeto “Galeria Noturna”, que, concluída, vai transformar a avenida Goiás na maior galeria de arte aberta do mundo. Na obra da Casa de Vidro, abrimos o projeto “Tapumes Poéticos”. Em vários desses projetos, contamos com parcerias importantes e imprescindíveis de setores da sociedade civil.

Secom: Qual o principal desafio deste segundo momento de gestão na Cultura?
Ivanor Florêncio: É colocar a cultura como ponto central para a mudança da sociedade. Um povo sem cultura é um povo triste, sem história e sem identidade. A manutenção da Secretária de Cultura é uma vitória não só para a comunidade artística, como para toda a sociedade, e demonstra vontade da gestão do prefeito Paulo Garcia de colocar a cultura como pauta prioritária no cotidiano da população. Isso para nós é muito caro e nos atribui uma grande responsabilidade de realmente fazer da Cultura um vetor de transformação para toda sociedade goaniense.

Secom: Já tem projetos para esta nova fase?
Ivanor Florêncio: Temos muitos trabalhos que iniciamos e vamos concluir nesse próximo período, como a construção da Casa de Vidro, a reforma da Estação Cultura e da Praça Cívica. Já estamos em processo de conclusão do acordo feito com o governo estadual para assumirmos a direção do Teatro Goiânia e a Vila Cultural em regime de comodato. A retomada, como já dissemos, do Festival Goiânia em Cena é outra prioridade nossa para este segundo semestre. Aguardamos com muita expectativa concluir o processo de posse definitiva do Grande Hotel para o município de Goiânia. O processo está neste momento na Diretoria de Patrimônio Imobiliário do INSS. Já apresentamos toda a documentação para tanto. Enfim, continuaremos a aprofundar as relações com todos os setores envolvidos no processo de construção de políticas culturais. Desde que assumi a pasta, em janeiro de 2014, fiz questão de abrir as portas do gabinete. Nenhuma reunião acontece a portas fechadas e faço questão de dialogar com toda a comunidade. Neste sentido, temos desenvolvido importantes parcerias e colhido ótimos resultados.

Por Amauri Garcia, da editoria de Cultura - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)


SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA

Consulta Popular

Olá, internauta!
 
A Secult Goiânia apresenta a você a minuta do projeto do Sistema Municipal de Cultura (SMC) de Goiânia, elaborado em conjunto com a comunidade artística após diversas reuniões setoriais representativas do setor cultural e da Conferência Municipal de Cultura, realizada em novembro de 2014.
 
O Sistema Municipal de Cultura deve ser implantado em Goiânia para que nosso município possa ser inserido definitivamente no Sistema Nacional de Cultura, condição essencial para obtenção de recursos federais.
 
Para tanto, o projeto deverá ser encaminhado à Câmara Municipal de Goiânia para ser aprovado e virar lei. Só assim, Goiânia terá oficialmente o seu SMC. 
 
Clique aqui para ler a minuta do projeto.
 
Gostaríamos de contar com sua colaboração para sugestões, que devem ser encaminhadas ao email: 
 
 
Desde já, agradecemos sua participação.