Ata da reunião do CMC -2012





ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos dezessete dias do mês de dezembro do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Marley de Abreu Freitas; Mariley Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b).Minuta do Edital - continuação; c).Recursos dos processos; d). Assuntos Gerais; e). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso; b).Resultados da 10. Conferência: os conselheiros analisam de forma ampla a operacionalização e resultados da referida conferência;c). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas e trinta minutos. Reafirma que o retorno das atividades será no dia 08 de janeiro. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 17 de dezembro de 2012.


CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA


ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos onze dias do mês dezembro do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva.. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Ketty Leite de Moraes; Marley de Abreu Freitas; Mariley Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Sousa. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a). Abertura da reunião; b). Prestação de Contas; c).Conferência; d). Conselho Estadual de Cultura; e).Encerramento. a) Abertura: o Conselheiro Reginaldo Aires inicia a reunião desejando a todos uma reunião de resultados positivos; b). Prestação de Contas: o Conselheiro Reginaldo Aires fala que no dia da Conferência o CMC apresentará a prestação de contas. Fica definido que os conselheiros Reginaldo, Antônio Delgado, Eliane  e Marília comporão a mesa diretiva. O conselheiro Reginaldo Aires enfatiza a necessidade da participação de todos os conselheiros. c).Conferência: o Conselheiro Antônio Delgado informa os documentos que serão encaminhados aos conferencistas. O Conselheiro  Reginaldo apresenta os detalhamentos da operacionalização técnica do evento, bem como o cronograma das atividades com as respectivas temáticas; d). Conselho Estadual de Cultura: o Conselheiro Antônio Delgado informa que o CEC está solicitando dos demais conselhos e segmentos propostas para aquisição de verbas por meio do Fundo Estadual de Cultura; e).Encerramento: o Conselheiro sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva, declara encerrada a reunião, às 16 horas. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 11 de dezembro de 2013.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA



ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos quatro dias do mês de dezembro do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Alex Gomes Gontijo; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Ketty Leite de Moraes; Marley de Abreu Freitas; Mariley Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Sousa. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b).Gestão da SeCult; c).Conferência de Cultura;d).Edital; e).Assuntos Gerais; f)Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo:a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso; b).Gestão da SeCult: os Conselheiros demonstram preocupação com os novos caminhos da SeCult em 2013 e discutem amplamente a questão; c). Conferência de Cultura: o Conselheiro Antônio Delgado expõe o documento apresentado pelo Prefeito no período de campanha, que trata de propostas dinâmicas e contextualizadas com as propostas de culturais de circuito nacional. Fica estabelecida uma escala para trabalho, dos conselheiros, nos dias de conferência, contando assim com a participação de todos; d). Edital: o Conselheiro Reginaldo Aires explicita alguns aspectos do Edital n.08/2012. O Conselheiro Antônio Delgado esclarece algumas dúvidas e os demais conselheiros emitem seus pareceres e destacam que o referido decreto apresenta distorções em vários aspectos; e).Assuntos Gerais::o Conselheiro Reginaldo Aires informa que o período de recesso do CMC será de 18/12/2012 a 08/01/2013; f). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 04 dezembro de 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA





ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos vinte e sete dias do mês de novembro do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Ketty Leite de Moraes; Marley de Abreu Freitas; Mariley Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Sousa. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b). Resultados do I Seminário de Políticas Culturais; c).Edital; d). Decreto – correção final; e).Assuntos Gerais; f). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando uma reunião de sucesso;b).Resultados do I Seminário de Políticas Culturais: o Conselheiro Reginaldo Aires e Antônio Delgado apresentam os resultados do evento e o Conselheiro Reginaldo destaca que a ausência de alguns conselheiros  não deverá se repetir uma vez que são eventos que necessitam da efetiva participação de todos.Informa também que houve a participação de apenas um membro da CPC no segundo dia do evento. Reafirma as datas da Conferência nos dias 15 e 16/12 e informa que a conferência de 2013 está pré-agendada para os dias 30 e 31/08 e 01/09; c). Edital: o conselheiro Antônio Delgado informa que em reunião com o Secretário foi comunicado que o Edital da Lei de Incentivo /2013 estruturado pelo CMC foi aprovado, mas terá a inserção da tabela de valores elaborada pela CPC; d). Decreto – correção final: o Conselheiro Antônio Delgado apresenta aos conselheiros que o Decreto estruturado pelo CMC ainda necessita de correções para sua publicação. Desta forma o Conselheiro Edival Lourenço procede a leitura para correção final dos conselheiros; e).Assuntos Gerais: o Sr. Danilo Moraes, Chefe de Gabinete comparece no final da reunião para apresentar o ofício que formaliza a Conferência dos dia 15 e 16/12, onde será discutido o Plano Municipal de Cultura e os conselheiros aprovam com unanimidade a decisão; f). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas e trinta minutos. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 27 de novembro de 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA




ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos vinte dias do mês de novembro do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Marley de Abreu Freitas; Mariley Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b). Projetos com recursos; c). Seminário – 24 e 25/11 ; d). Assuntos Gerais; e). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires faz a abertura dos trabalhos desejando uma reunião de sucesso;b). Projetos com recursos: os conselheiros finalizam os trabalhos operacionalizando a documentação que será enviada ao Secretário. O Conselheiro Reginaldo Aires comunica que o Projeto n. 49045972 (original) e n. 50314171 (recurso), cujo proponente é SINDCONGYN/GO, segmento música, ficará sob sua responsabilidade para averiguações no projeto quanto as irregularidades apresentadas. Os Conselheiros concordam uma vez que as informações explicitadas no respectivo projeto suscitam grandes dúvidas. ; c). Seminário – 24 e 25/11: o Conselheiro Reginaldo Aires solicita apoio integral dos conselheiros do CMC. O Conselheiro Antônio Delgado faz alguns esclarecimentos e destaca que todas as informações foram encaminhadas antecipadamente por email. d). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas e trinta minutos. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 20 de novembro de 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA



ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos treze dias do mês de novembro do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho;Adalto Bento Leal;  Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Ketty Leite de Moraes;Mariley Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Souza. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b). Relato dos Projetos com recursos; e). Assuntos Gerais; f). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso; b). Relato dos Projetos com recursos - continuação: o Conselheiro Reginaldo inicia os trabalhos dando prosseguimento aos relatos e análises para aprovação ou não aprovação. O Conselheiro Reginaldo faz a leitura dos resultados apresentados pelos Conselheiros na reunião anterior. Explica que mesmo diante dos projetos selecionados ainda há um déficit financeiro. Os Conselheiros reavaliam os projetos embasados em critérios rigorosos de ética e respeito pelos proponentes. Os Conselheiros discutem amplamente as avaliações efetivadas pela CPC, uma vez que foram constatadas divergências de resultados com relação às diretrizes da Lei de Incentivo. O Conselheiro Reginaldo enfatiza que o CMC tem trabalhado de forma efetiva e não acomodará diante das resistências apresentadas e sua argumentação é apoiada pelos demais conselheiros de forma incisiva. Há forte embate na decisão final com os projetos de Audiovisual e fica definido pelos conselheiros que os processos em questão têm grande potencial e embasamento necessários a Lei de Incentivo, mas diante do impasse de recursos define-se pelo processo n. ........ relatado pelo Conselheiro Eudaldo. O Conselheiro Antônio Delgado apresenta suas considerações a respeito do processo n......., cujo proponente é o grupo Coró Paú, com o Projeto.................. A argumentação do Conselheiro Antônio Delgado é consistente e embasada nos valores culturais do projeto e na seriedade do grupo em questão, no entanto a Conselheira Marília expõe de forma enfática seu voto contrário à aprovação, uma vez que o respectivo projeto não atende as diretrizes do Edital, estando abaixo do valor mínimo estabelecido para planilha orçamentária. Neste momento há grande impasse entre os conselheiros, que manifestam pareceres diversos elucidando vários aspectos da legislação. O debate se estende e o Conselheiro Edival Lourenço faz uma brilhante explanação da legislação vigente, estabelecendo um paralelo entre a Lei n. 8146 de 27 de dezembro de 2002 e o Edital da Lei de Incentivo. Embasado em argumentos legais e coerentes com os princípios do CMC, o respectivo conselheiro é apoiado por unanimidade pelos demais conselheiros e diante do exposto o Conselheiro Antônio Delgado, mesmo ciente do valor cultural inquestionável do projeto, reconhece que neste caso a legislação está clara e assim o referido processo não é aprovado. Encerra-se a apresentação dos relatores do CMC e os processos em questão habilitados e inabilitados foram devidamente analisados e votados pelo CMC. Após as considerações finais define-se pelos resultados que estão explicitados na planilha em anexo; e). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas e 30 minutos. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 13 de novembro de 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA


ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos seis dias do mês de novembro do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho;Adalto Bento Leal; Alex Gomes Gontijo Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Marley de Abreu Freitas; Mariley Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b). Relato dos Projetos com recursos e). Assuntos Gerais; f). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso; b).Relato dos Projetos com recursos: o Conselheiro Reginaldo apresenta os projetos inabilitados na  2. Etapa – Análise de Mérito – Edital 07/ 2011, totalizando 63 projetos que foram devidamente reavaliados pelos Conselheiros do CMC e neste momento apresentados em plenária para análise de resultados e votação dos demais conselheiros. Em primeiro momento os conselheiros apresentaram de forma detalhada os processos não aprovados e após ampla discussão e análise dos mesmo foi mantida a avaliação dos relatores de cada processo. Considerando o fato de que as argumentações foram extensas foi definido que os processos considerados aprovados pelos Conselheiros do CMC serão apresentados nesta plenária na próxima reunião; e). Assuntos Gerais: a Conselheira Marília solicita esclarecimentos a respeito do Seminário e Conferência de Cultura. Os Conselheiros Antônio Delgado e Reginaldo Aires esclarecem todos os pontos abordados destacando que a temática foi discutida em reuniões anteriores;  f). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas 30 minutos. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 06 de novembro de 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos trinta dias do mês de outubro do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho;Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Ketty Leite de Moraes; Marley de Abreu Freitas; Mariley Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Sousa. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b).Reunião com Secretário; c). Seminário e Conferência de Cultura; d). Projetos com recursos e). Assuntos Gerais; f). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso; b). Reunião com Secretário: o Conselheiro Reginaldo Aires informa detalhadamente aos conselheiros, os resultados da reunião com Secretário de Cultura, que tratou de várias questões pertinentes as Casas de Cultura, Edital, Decreto e demais questões relacionadas à Cultura. O Conselheiro Reginaldo solicita nomes de voluntários para acompanhar os encaminhamentos, participar da elaboração dos editais e decretos referentes à Lei de Incentivo e demais diretrizes junto a SeCult. Fica definido como representante do CMC para desenvolvimento destas ações, o Conselheiro Antônio Delgado; c).Seminário e Conferência de Cultura: o Conselheiro Reginaldo apresenta as informações a respeito da Conferência de Cultura anterior. O Conselheiro Antônio Delgado complementa as informações, destacando que este é um momento de ênfase cultural e não política. O Conselheiro Reginaldo informa as datas do Seminário e Conferência, sendo: Seminário nos dias 22 e 23 de novembro e Conferência nos dias 14 e 15 de dezembro de 2012, locais e datas a definir. O tema central será o Plano Municipal de Cultura. A Comissão organizadora do Seminário será formada pelos Conselheiros: Antônio Delgado, Alex Gontijo, Adalto Bento, Eliane Moura e Reginaldo Aires. Para Conferência fica definida a comissão composta pelos Conselheiros Antônio Delgado, Alex Gontijo, Adalto Bento, Eliane Moura, Edival Lourenço, Nelson Santos, Eudaldo Guimarães e Marilei Carneiro e Reginaldo Aires. O Conselheiro Reginaldo destaca que todos os segmentos culturais precisam de representação significativa para assegurem seus direitos; d). Projetos com recursos: o Conselheiro Reginaldo apresenta os projetos inabilitados na  2. Etapa – Análise de Mérito – Edital 07/ 2011, totalizando 63 projetos, que serão distribuídos aos conselheiros para análise e parecer que será apresentado na próxima reunião; e). Assuntos Gerais: o Conselheiro Gabriel sugere que seja criado o “Instituto Goianiense do Livro”; f). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 30 de outubro de 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA



ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos dezesseis dias do mês de outubro do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Alex Gomes Gontijo; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Ketty Leite de Moraes; Marley de Abreu Freitas; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Sousa. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b). Instrução Normativa – finalização; c). Reunião com empresários, Contadores e artistas referente à Lei de Incentivo; d).Assuntos Gerais; e). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso;b). Instrução Normativa – finalização: o Conselheiro Adalto apresenta a Instrução Normativa, com as devidas correções, para análise e parecer final dos Conselheiros; c). Reunião com empresários, contadores e artistas referente à Lei de Incentivo: o Conselheiro Reginaldo apresenta a ideia e solicita o parecer dos Conselheiros, neste caso, a Conselheira Marília, respaldada pelos demais conselheiros expõe que o momento não é propício e que se faz necessário obter primeiro a aprovação do Edital e demais diretrizes. O Conselheiro Antonio Delgado faz diversos esclarecimentos referentes à questão de captação, apresentando exemplos bem sucedidos na área. O Conselheiro Reginaldo define junto aos Conselheiros, que a referida reunião ocorrerá quando houver a finalização das diretrizes mencionadas;        d). Assuntos Gerais: os conselheiros discutem diretrizes preliminares do próximo edital que terá sua elaboração sob a responsabilidade das Conselheiras Eliane e Marília. Os Conselheiros discutem amplamente questões relacionadas às publicações literárias, como ocorre no “Projeto Prosa e Verso”, uma vez que não há Conselho Editorial formalizado para análise destes textos. Destacam a necessidade de maior critério visando valorização, qualidade  e credibilidade da literatura goiana. Conselheira Marília enfatiza que há um grande sentimento de frustração, porque toda documentação elaborada até então, não obteve respaldo e nem mesmo retorno da gestão da SeCul. O conselheiro Reginaldo informa que solicitou uma reunião com o Secretário para hoje, 16 de outubro, 16 horas. A reunião terá como pauta solicitar um parecer conclusivo da documentação apresentada ao Secretário. Esclarece que ao concluir a reunião, encaminhará via email, o resultado aos conselheiros. O Conselheiro Adalto ressalta o Plano Nacional de Cultura, que no Capítulo II, letra “b” afirma: “Dentre as atribuições do Conselho Municipal de Cultura há a fiscalização e catalogação dos diálogos interculturais.” Afirma que diante disso é notário que compete ao CMC acompanhar de forma criteriosa todos os processos pertinentes ao contexto artístico e cultural do município. O debate dos Conselheiros em torno dessa temática é amplo, pois gera preocupação quanto à credibilidade e transparência dos atos vinculados a cultura. O CMC enfatiza que mesmo diante das dificuldades, não será omisso e estará atento ao cumprimento da legislação e da ética. O Conselheiro Reginaldo fala da importância de um curso de captação de projetos e recursos para ampliar conhecimentos e consequentemente maior segurança dos direitos e deveres; e). Encerramento: o Conselheiro Alex, neste momento se apresenta na reunião e para o espanto e descontentamento de todos Conselheiros, informa que o Edital para 2013 será publicado em dezembro e que não será o apresentado pelo CMC, com a alegação de que não há tempo hábil para mudanças. Os Conselheiros apresentam-se indignados com a falta de respeito pelo trabalho desenvolvido pelo CMC. O Conselheiro Reginaldo enfatiza que o referido edital não poderá ser publicado sem o parecer do CMC.O Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.
Goiânia, 16 de outubro de 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA



ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos nove dias do mês de outubro do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b).  Instrução Normativa - continuação; c). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando uma reunião de sucesso; b). Instrução Normativa – continuação: o Conselheiro Adalto retoma a leitura do documento para análise e parecer dos conselheiros. O Conselheiro Antônio Delgado apresenta esclarecimentos quanto a termos relacionados à homofobia. O item 3.6. é reavaliado. Em seguida efetua-se a análise do quadro onde consta “valor cultural e pontuação”.   Neste caso os Conselheiros discutem cada item de forma criteriosa. O Conselheiro Reginaldo enfatiza que a Lei de Incentivo tem o grande objetivo de “incentivar” novos talentos. O Conselheiro Edival Lourenço também expõe que o artista não pode permanecer dependente da Lei de Incentivo. Os Conselheiros respaldam estes pareceres uma vez que se faz necessário fomentar espaço para novos artistas. Conselheiro Edival destaca que a arte em Goiás, apesar do grande potencial, ainda está restrita. O Conselheiro Eudaldo faz considerações pertinentes a respeito do cinema nacional e sua trajetória. Os Conselheiros Adalto e Antônio Delgado complementam a argumentação, expondo que a política exerce significativa influência na cultura. Na sequência, os conselheiros reavaliam o item 3.7., que trata das orientações para protocolizar recurso. A Conselheira Marília faz considerações esclarecendo alguns aspectos referentes a prestação de contas. Os Conselheiros criteriosamente analisam também a estrutura textual do referido documento e efetivam as alterações necessárias. Os Conselheiros discutem a questão de ter ou não advertência, para casos de não cumprimento das diretrizes antes do processo de execução. O Conselheiro Edival faz esclarecimentos de aspectos legais. Após ampla análise fica definida a exclusão do termo “Advertência” na Instrução Normativa. Sendo mantidas as demais penalidades para os casos de não cumprimento da prestação de constas em tempo hábil. Referente a “Conta Bancária”, os conselheiros reestruturam o item visando maior segurança e viabilidade dos processos. No item “Contrapartida Social” é efetuada a correção necessária. Destaca-se que o percentual proposto para resultado da produção, será reduzido e viabilizado de forma criteriosa e democrática, beneficiando a população. A Instrução Normativa em questão tem sua análise/correção finalizada. Fica sob a responsabilidade do Conselheiro Adalto a correção final; c). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 09 de outubro de 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA


ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos dois dias do mês de outubro do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Alex Gomes Gontijo; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Ketty Leite de Moraes; Marley de Abreu Freitas; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva e Senhor Ivan Lima como convidado. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b).Esclarecimentos da CPC; c). Assuntos Gerais; e). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso  e agradece a presença do Senhor Ivan Lima representando a CPC; b). Esclarecimentos da CPC: o Senhor Ivan apresenta a CMC alguns aspectos referentes a verba restante da Lei de Incentivo  e os Conselheiros analisam a questão legal para resgatar a respectiva verba. Os Conselheiros argumentam com o Senhor Ivan, que existem alguns pareceres favoráveis em projetos que geram preocupação, uma vez que as informações prestadas não estão em consonância com as diretrizes da Lei de Incentivo. Os Conselheiros destacam a necessidade de reavaliar estas questões, a fim de resguardar a integridade da Lei de Incentivo, do CMC e CPC. Na ocasião ainda são discutidos diversas peculiaridades dos projetos e resultados, tais como: religião, aquisição de bens, publicação de revistas entre outros. O Conselheiro Reginaldo questiona se a CPC está ciente destas irregularidades. Os Conselheiros refletem nessas questões e destacam de forma enfática a necessidade de embasar os trabalhos de análise dos projetos, na legislação e na ética. O Senhor Ivan informa que no segmento do Teatro há um aprimoramento significativo das ações e resultados, o que tem gerado impasse no momento da classificação, uma vez que apresentam projetos com grande potencial qualitativo.A Conselheira Marília chama atenção para o fato de que se faz necessário oportunizar a classificação também para os novos talentos. Os Conselheiros e Senhor Ivan retomam a questão da verba e o Conselheiro Reginaldo Aires esclarece, que buscará respaldo junto ao Chefe de Gabinete e Secretário da SeCult, para viabilizar o resgate da verba restante junto aos órgãos competentes. A Conselheira Marília destaca que o empenho do Edital é de 60 dias de antecedência e como até o momento não houve um retorno dos gestores da SeCult, é pouco provável que se tenha a publicação do Edital para 2013. Fato este que gerará sérios prejuízos para o contexto cultural da cidade. O Senhor Gabriel levanta a hipótese de que este Edital pode estar finalizado, independente do elaborado pelo CMC. Discute-se amplamente a questão e há grande preocupação dos Conselheiros quanto às consequências deste fato. Mais uma vez é destacada a necessidade da ampla divulgação das diretrizes da Lei de Incentivo. c). Assuntos Gerais: o Conselheiro Edival Lourenço convida os Conselheiros para participarem de uma reunião na UBE, com o Senhor Paulo Garcia, dia 03 de outubro, 16 horas. d). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício agradece a presença do Senhor Ivan Lima e declara encerrada a reunião, às 16 horas e trinta minutos. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 02 de outubro de 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA



ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos vinte e cinco dias do mês de setembro do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente;Marley de Abreu Freitas; Mariley Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Sousa. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b).Resultado da 2. Fase (Mérito Cultural) 2. Etapa do Edital n. 07/2011; c). Carteira de identificação; d). Minuta da Instrução Normativa (continuação); e).Assuntos Gerais; f). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura da reunião;b). Resultado da 2. Fase (Mérito Cultural) 2. Etapa do Edital n. 07/2011: o Conselheiro Reginaldo Aires entrega para cada conselheiro uma via impressa do respectivo resultado e solicita a análise do mesmo. Os conselheiros emitem parecer inicial a respeito do documento e efetivarão a análise minuciosa em horário extraordinário, para não inviabilizar os encaminhamentos específicos do momento da reunião. c).Carteira de identificação (crachá): os conselheiros terão carteira de identificação (crachá), visando maior estrutura organizacional. Cada conselheiro arcará com os custos do respectivo documento; d).Minuta da Instrução Normativa (continuação): o conselheiro Adalto prossegue a leitura e os demais conselheiros efetuam a análise/correção primando pela ética e respeitando a legislação vigente. Os conselheiros discutem amplamente e de forma enfática, os itens abordados. A continuidade desta análise ocorrerá na próxima reunião a partir do item 3.6; e). Assuntos Gerais: a presença do Conselheiro Alex Gontijo nas reuniões do CMC é questionada pelos conselheiros. O Conselheiro Reginaldo ressalta mais uma vez a importância dos trabalhos por câmaras. A conselheira Mariley informa que se ausentará nas duas próximas reuniões, em virtude de um trabalho que realizará na Alemanha. O Conselheiro Reidner também justifica sua ausência no mês de outubro, para realização de trabalho em outro estado; f). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos dezoito dias do mês de setembro do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Marley de Abreu Freitas; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Sousa. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b). Distribuição das pautas por câmara ; c). Faltas e atrasos   ; d). Instrução normativa do FAC; e).Assuntos Gerais; f). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso;b). Distribuição das pautas por câmara: o Conselheiro Reginaldo Aires solicita de todos participação efetiva nas temáticas abordadas pelo CMC e previstas na pauta definida anteriormente. Desta forma explica que as temáticas serão distribuídas por câmaras, para fomentar maior integração e discussão de todos os conselheiros. Faz ainda algumas considerações a respeito dos “caminhos” da cultura no contexto nacional com influência clara no contexto local. Distribui os temas por câmaras, conforme o seguinte detalhamento:
As Propostas serão primeiramente discutidas em câmaras e depois de uma proposta formal será apresentada ao CMC pelo relator definido pela câmara:
Ação
Responsáveis
- Solução sobre Seminário e Conferência.
Reginaldo Aires
- Crachás do conselho
Nelson e Reginaldo

- Edital do Fundo
Marília, Eliane

- Sistema Municipal de Cultura e Conselho de Políticas Culturais.

- Instrução normativa do FAC.
A.Delgado, Nelson, Eudaldo

- Reforma do Regimento Interno.
Adauto, Edival, Alex

- Criação de Homenagens a Pessoas e Entidades e (Troféu Buritis com proposta de edital pela escolha do troféu).

- Lei que obriga as fachadas e obras de arte de artista goiano.
Gabriel, Reidner, Marley

- Certificação das entidades e Normativa para cadastramento das entidades.
Ketty,  Mariley, Reginaldo


Solicita que nas próximas reuniões os conselheiros apresentem estudos dos        temas;c). Faltas e atrasos: de forma enfática o Conselheiro Reginaldo Aires comunica que segundo as diretrizes do CMC, há um número máximo de faltas permitido. Expõe também que os atrasos não devem ocorrer, ressaltando a necessidade do cumprimento dos horários. Explica mais uma vez a situação do Conselheiro Alex Gontijo, que em reunião anterior expôs a problemática que tem vivenciado e que também tem desenvolvido ações junto a CPC. Apresenta a proposta de ter reuniões com as câmaras para maior análise e implementação das ações pertinentes ao CMC. Neste caso cada câmara ficará responsável por uma temática para pesquisa, análise e viabilização. Há ainda a colocação dos pareceres dos Conselheiros Gabriel Nascente e Antônio Delgado. Conselheiro Gabriel expõe que o importante é a unificação do CMC. O Conselheiro Reginaldo reafirma a necessidade de que cada conselheiro deverá atuar de forma efetiva. d). Instrução normativa do FAC: o conselheiro Adalto Bento inicia a leitura para análise e parecer dos conselheiros. O Conselheiro Antônio Delgado explica que a numeração não está correta e que será reformulada na finalização do documento. Na modalidade “Financiamento Reembolsável” os conselheiros discutem a questão visando maiores esclarecimentos e clareza de informações, respeitando a legislação vigente. O conselheiro Gabriel sugere que o texto seja mais conciso. Os demais conselheiros explicam que o detalhamento é necessário para maior compreensão. As correções ortográficas também são efetuadas. A conselheira Marília apresenta algumas considerações. No item “Impedimentos”, tópico 3.4, que trata de “cunho religioso” suscita incisiva discussão e análise dos diversos aspectos da questão. São abordados pelos conselheiros várias influências históricas, políticas e culturais. A conselheira Marília esclarece que itens posteriores tratam do mesmo tema, de forma mais detalhada e com a abordagem necessária. Diante dessa exposição sugere que o respectivo tópico seja reformulado. Os conselheiros aprovam a sugestão da conselheira Marília. O Conselheiro Adalto prossegue a leitura e análise/correções com os demais conselheiros. e). Assuntos Gerais: O Conselheiro Reginaldo destaca ainda a necessidade de ter um cronograma do 1º Seminário de Políticas Culturais de Goiânia (que aguarda liberação da gestão da SeCult) e da próxima Conferência da Cultura; f). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 18 de setembro de 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos onze dias do mês de setembro do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Alex Gomes Gontijo; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Gabriel Nascente; Ketty Leite de Moraes; Marley de Abreu Freitas; Mariley Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Sousa e como convidado o Senhor Secretário de Cultura Joaquim Jaime e o Senhor Maneco do Circo Laheitor.Indica para secretariar a reunião a Senhora Carmem Lúcia Ferrugem Bonfim. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b).Decreto, Lei de Incentivo, Edital e Conferência; c). Circo Laheitor; d). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso e agradece a presença do Senhor Secretário Joaquim Jaime  e do senhor Maneco;b). Decreto, Lei de Incentivo, Edital e Conferência: o Conselheiro Reginaldo Aires expõe para o Secretário Joaquim Jaime sobre a importância do Decreto, da Lei de Incentivo, do Edital e da Conferência marcada para novembro deste ano. Enfatiza que os respectivos documentos necessitam de aprovação com as alterações propostas pois as mesmas são importantes para os artistas de nossa cidade. Aborda também a Carta de Compromisso com a Cultura que foi endereçada ao Senhor Prefeito Paulo Garcia. A Conselheira Marília propôs ao Secretário a abertura de um novo Edital ainda este ano (2012). Os Conselheiros Reginaldo e Antônio Delgado respaldam a solicitação da Conselheira Marília. O Secretário informou que teve reunião com a Senhora Ana Cristina a respeito dos Pontos de Cultura e respondendo ao questionamento da Conselheira Marília informa também que abrirá ainda este ano de 2012 a Lei de Incentivo. Quanto ao Decreto o Senhor Joaquim Jaime informou que leu e após criterioso estudo será encaminhado ao Prefeito com os ajustes necessários.Os demais documentos encaminhados pelo CMC também serão lidos com atenção e encaminhados ao Prefeito posteriormente. Destaca que se necessário for, serão efetuadas as alterações necessárias. O Conselheiro Edival Lourenço pergunta ao Senhor Secretário se haverá FESTCINE ainda este ano  e a resposta é afirmativa. O Senhor Joaquim Jaime encerra sua participação na reunião do CMC agradecendo e desejando sucesso. Os Conselheiros agradecem a presença do Secretário c). Circo Laheitor; o Senhor Maneco solicita do CMC apoio para que o Circo não perca a propriedade que está instalado há anos, uma vez que o Estado solicitou a saída do Circo. O Conselheiro Nelson sugere que seja criado em rede social uma campanha de proteção de área ambiental.  O Conselheiro Gabriel Nascente propôs que o Senhor Maneco organize uma reunião com vários presidentes de instituições para exposição dos fatos relacionados a situação do Circo. O Conselheiro Reginaldo Aires colocou o CMC a disposição do para ajudar no que for possível; e). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício mais uma vez agradece a presença significativa do Senhor Joaquim Jaime e agradece também a presença do Senhor Maneco. Declara encerrada a reunião, às 16 horas e trinta minutos. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 11 de setembro de 2012.

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos quatro dias do mês de setembro do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Alex Gomes Gontijo;Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Ketty Leite de Moraes; Marley de Abreu Freitas; Mariley Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b). Reunião com Secretário; c).Esclarecimentos e justificativas; d). Ações do CMC e CPC; e). Registro Cadastral de Entes e Agentes Culturais; Assuntos Gerais; f). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso;b). Reunião com Secretário: o Conselheiro Reginaldo Aires justifica a ausência do Secretário, uma vez que o mesmo está em atividades com o Prefeito; c). Esclarecimentos e justificativas: o Conselheiro Alex, a pedido do Conselheiro Reginaldo Aires, justifica sua ausência em decorrência de problemas familiares graves. Esclarece ainda alguns aspectos de sua integração/ frequência nas reuniões da CPC; d). Ações do CMC E CPC: o Conselheiro Reginaldo Aires aborda a problemática das relações com CPC e alguns segmentos culturais. Enfatiza que existem críticas nas redes sociais e que estas desconhecem as ações do CMC junto a gestão da SeCult, bem como a seriedade e comprometimento dos conselheiros. Destaca a necessidade de se estabelecer uma comunicação efetiva visando melhorias que beneficiaram a arte e cultura de maneira ética. O Conselheiro Marley sugere que se façam reuniões mensais com a CPC. Conselheira Marília ressalta que o Decreto e Edital, que estão prontos, necessitam de deferimento para efetivar as ações com a credibilidade necessárias. O Conselheiro Gabriel expõe que há necessidade de integração real entre CPC e CMC. O Conselheiro Antônio Delgado esclarece que como CMC, pode solicitar ao Chefe de Gabinete o decreto para análise de outro órgão visando agilidade dos encaminhamentos. A Conselheira Marília enfatiza a questão de respeito à hierarquia. Os conselheiros debatem de forma incisiva a questão manifestando o descontentamento com a situação. Considera-se ainda que muito o CMC tem feito ao longo destes meses, mas a pouca sustentação destas ações tem dificultado os encaminhamentos e consequentemente gerado insatisfação. O Conselheiro Reginaldo Aires sugere um membro da CPC compareça a reunião do CMC para esclarecimentos quanto aos resultados dos processos. Os conselheiros ressaltam que não é uma ação de desrespeito, mas sim uma ação de melhorias nos processos que envolvem a comunidade. Fica explicitado que não são órgãos “concorrentes”, mas sim complementares com um único objetivo: promover benefícios aos segmentos diversos segmentos da categoria artística. É notório que quanto maior a integração em CMC e CPC maiores serão os benefícios para cultura e arte goianiense. O conselheiro Gabriel faz suas considerações mostrando a importância do respeito e integração dos órgãos. Para tanto se faz necessário o respaldo do Secretário da SeCult esclarecendo os papéis e nível hierárquico de CMC e CPC; e). Registro Cadastral de Entes e Agentes Culturais: o Conselheiro Antônio Delgado apresenta os resultados da pesquisa que realizou neste segmento e entrega para análise dos conselheiros um exemplo de registro praticado em outro estado. O Conselheiro Reginaldo Aires emite seu parecer e faz a leitura de documento que informa quais as ações do CMC e esclarece que se faz necessário a elaboração de um documento mais simplificado do que o exemplo apresentado. Solicita também que se crie uma comissão para análise dos documentos pendentes. Fica definido que comporão a comissão: Conselheiro Antônio Delgado, Alex Gontijo e Reginaldo Aires. Após as deliberações, análise e deferimento dos demais conselheiros, haverá o devido encaminhamento ao Secretário. f).Assuntos Gerais: os conselheiros ainda deliberam a respeito de materiais adquiridos por entidades, com a verba de recursos da Lei de Incentivo. O Conselheiro Reginaldo Aires solicita que o conselheiro Alex verifique estes casos, para que o CMC solicite ao Secretário a possibilidade de devolução destes recursos para as entidades. O Conselheiro Reginaldo Aires informa novamente a pauta aprovada pelos conselheiros na reunião anterior: Definição do Seminário; Normativa do Fundo de Apoio a Cultura; Edital do FAC; Reformulação do Regimento Interno do CMC; Criação de homenagens a personalidades e entidades; Sistema Municipal de Políticas Culturais. O Conselheiro Antônio Delgado apresenta a Instrução Normativa elaborada por ele e pela Conselheira Marília, que trata da regularização de ações pertinentes ao FAC.A minuta foi entregue aos Conselheiros para análise e parecer na próxima reunião. Os conselheiros ainda demonstram preocupação com a venda do espaço físico onde esse encontra o Circo do Maneco e a Feira do Cerrado. Os Conselheiros analisarão a questão, para posteriormente manifestarem parecer e apoio ao Maneco; g). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 04 de setembro de 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos vinte e oito dias do mês de agosto do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Mariley Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Sousa. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b).Reunião com Secretário; c).Ações do CMC; c). Certificado de Cadastramento; d). Assuntos Gerais; e). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso;b). Reunião com Secretário: o Conselheiro Reginaldo Aires comunica que a reunião com o Secretário ocorrerá posteriormente; b).Ações do CMC: o Conselheiro Reginaldo Aires propõe que seja estruturada uma programação para próximas reuniões. Pede sugestões dos conselheiros. O Conselheiro Antônio Delgado sugere que seja reestruturado o Regimento do CMC. Conselheiro Gabriel Nascente sugere ainda que seja criada uma honraria para Bariani Hortêncio, em seus 90 anos. Conselheiro Antônio Delgado propõe que seja criada na data do Batismo Cultural de Goiânia, uma homenagem aos grandes nomes da cidade, que contribuíram de forma significativa com a cultura. O Conselheiro Reginaldo Aires retoma o tema e solicita mais uma vez a sistematização da pauta das próximas reuniões. A Conselheira Marília destaca que desde o início foi acordado que este CMC teria como meta reestruturar a documentação referente Fundo de Apoio a Cultura - FAC e que este trabalho não foi finalizado. Enfatiza a relevância desta ação, uma vez que a mesma resguarda os direitos da comunidade cultural. O Conselheiro Reginaldo Aires reafirma que a pauta para reuniões posteriores é primordial para organização interna. As atividades pertinentes a esta pauta serão norteadas também pela reunião que o respectivo conselheiro terá com o Secretário. Em seguida afirma sua concordância com os temas sugeridos: Reestruturação (finalização) dos documentos pertinentes ao Fundo de Cultura e Regimento Interno. Os demais conselheiros apoiam a definição de pauta e argumentam com ênfase quanto a seriedade destas ações. O Conselheiro Antônio Delgado sugere ainda a criação do Sistema Municipal de Políticas Culturais, que contemplará a nova estrutura do CMC, que prevê a ampliação do número de membros, em decorrência do desmembramento de algumas linguagens artísticas, visando também maior valorização das áreas. O Conselheiro Reginaldo Aires em consenso com os conselheiros, define assim as pautas das próximas reuniões na seguinte ordem: Definição do Seminário; Normativa do Fundo de Apoio a Cultura; Edital do FAC; Reformulação do Regimento Interno do CMC; Criação de homenagens a personalidades e entidades; Sistema Municipal de Políticas Culturais. Conselheiro Gabriel Nascente sugere o nome de: Troféu Buritis e que seja estruturado um concurso público, para artistas plásticos criarem a arte do troféu. Neste aspecto os conselheiros sugerem vários nomes que merecem destaque. Conselheira Marília destaca a necessidade de estruturar os aspectos legais para o lançamento do referido concurso; c). Certificado de Cadastramento de Entidades Culturais: o Conselheiro Reginaldo Aires faz a leitura do Certificado de Cadastramento. O Conselheiro Gabriel Nascente sugere que seja enviada uma carta a todas as entidades informando as diretrizes do Certificado de Cadastramento. Destaca-se que medida só  ocorrerá após o deferimento do Secretário de Cultura. Conselheiro Antônio Delgado sugere que o CMC elabore uma normativa do cadastramento e a publique. Os conselheiros aprovam com unanimidade a proposta. d). Assuntos Gerais: o Conselheiro Edival Lourenço convida os Conselheiros para o lançamento do livro “A Caligrafia das Heras”, dia 30 de agosto, 19 h, na  UBES; e). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 28 de agosto de 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA


ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos vinte e um dias do mês de agosto do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho;Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Ketty Leite de Moraes; Marley de Abreu Freitas;  Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Sousa. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b).Minuta do Edital - continuação; c).Reunião com Secretário e Chefe de Gabinete da SeCult; d). Assuntos Gerais; e). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Antônio Delgado justifica que o Conselheiro Reginaldo Aires atrasará e faz a abertura da reunião a pedido do presidente;b). Minuta do Edital – continuação: os Conselheiros iniciam a análise final do edital, com uma revisão pormenorizada e emitem parecer conclusivo. A revisão textual final ficará sob a responsabilidade do Conselheiro Reginaldo Aires c). Resultado da reunião com Secretário e Chefe de Gabinete: o Conselheiro Antônio Delgado informa que juntamente com o Conselheiro Reginaldo Aires, reuniram com o Secretário e em seguida com o  Chefe de Gabinete da SeCult, para apresentação da proposta do I Seminário de Políticas Culturais de Goiânia. Explica que a posição do Senhor Secretário foi favorável, mas o Chefe de Gabinete Sr. Danilo não foi favorável à iniciativa do CMC e só emitirá parecer conclusivo posteriormente. O  Conselheiro Reginaldo Aires  reafirma a  questão  exposta. Os conselheiros analisam a situação e aguardarão o parecer, mas são unânimes em concordar que a presença do Senhor Joaquim Jayme e Senhor Danilo, na próxima reunião, será significativa para as decisões posteriores do CMC;  d). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício destaca que convidará o Secretário e Chefe de Gabinete para participarem da próxima reunião  do  CMC, na ocasião será entregue a minuta  do  Edital. Declara encerrada a reunião, às 16 horas e trinta minutos. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 21 de agosto de 2012.



ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos catorze dias do mês de agosto do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Ketty Leite de Moraes; Marley de Abreu Freitas; Mariley Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva;. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício;b) Decreto; c).Minuta do Edital - continuação;  d). Assuntos Gerais;  e). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos do dia; b).Decreto: o Conselheiro Reginaldo Aires explica que o Secretário Joaquim Jayme, solicitou em nome do Prefeito, que a publicação do Decreto seja protelada em decorrência do período eleitoral. Ressalta que esta ação visa resguardar a seriedade do processo; c). Minuta do Edital – continuação: o Conselheiro Reginaldo Aires retoma a leitura e análise do documento. Os conselheiros Adalto e Antônio Delgado discutem amplamente os quesitos da Cultura Popular, visando ampliação e melhorias do segmento. A análise tem sua continuidade pautada em  argumentos bem fundamentados e com a seriedade e coerência necessárias, muito bem defendidas por todos os Conselheiros presentes. A Conselheira Marília solicita ao presidente que para agilizar os trabalhos e agregar valores  seja entregue uma via impressa do respectivo documento a cada conselheiro.Explicita também alguns aspectos do texto. O Conselheiro Edival Lourenço enfatiza o valor e abrangência do Terceiro Setor, mas questiona de forma reflexiva seu real papel no contexto de arte e cultura. O Conselheiro Antônio Delgado esclarece alguns aspectos da Lei de Incentivo, referentes ao Terceiro Setor. O Conselheiro Adalto sugere que seja criado um Regimento Interno contendo diretrizes para respaldar e operacionalizar o respectivo edital. Após amplo debate entre os conselheiros, o Conselheiro Reginaldo Aires retoma a análise do edital e os conselheiros efetivam as reformulações necessárias. No item “Orçamento” há um impasse e após várias argumentações dos conselheiros e não havendo um consenso, o Conselheiro Reginaldo Aires solicita o voto dos conselheiros, para que tenha ou não o referido item no edital. Desta forma procede a votação sendo o resultado: 08 (oito) votos dos Conselheiros: Antonio Delgado Filho; Adalto Bento Leal; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Ketty Leite de Moraes; Marley de Abreu Freitas; Mariley Carneiro, para exclusão do orçamento no edital. E 03 (três) votos dos Conselheiros: Edival Lourenço de Oliveira;; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos, para que seja mantido. Fica definido mediante o resultado dos votos, que o item “Orçamento” não permanecerá no edital. A Conselheira Marília apresenta texto complementar que elaborou, para que seja inserido no edital. Concluem-se os trabalhos de análise, que terão sua continuidade na próxima reunião; d). Assuntos Gerais: representante de um Ponto de Cultura , convida os conselheiros para inauguração oficial do Centro de Referência da Juventude, dia 19 de agosto. O Conselheiro Antônio Delgado e a conselheira Mariley destacam a necessidade do CMC participar das discussões pertinentes ao Goiânia em Cena e Fest Cine. Os conselheiros presentes apoiam a sugestão; e). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício parabeniza em nome do CMC, os conselheiros Edival Lourenço (13 de agosto) e Antônio Delgado (14 de agosto) pelo aniversário. Declara encerrada a reunião, às 16 horas e trinta minutos. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 14 de agosto 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA



ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos sete dias do mês de agosto do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Marley de Abreu Freitas; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Sousa. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b). Minuta do Edital - continuação; c).Seminário; d). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso;b). Minuta do Edital – continuação: o Conselheiro Reginaldo Aires prossegue na leitura da minuta. Os conselheiros reiniciam a análise a partir do item 09 (nove), considerando sua devida adequação as diretrizes vigentes e as reais necessidades do segmento cultural. Há uma ampla discussão de cada aspecto abordado na minuta do edital, visando sempre o aprimoramento e clareza das informações. Os conselheiros de forma contínua manifestam sua preocupação com a necessidade de propor um documento que atenda aos anseios da comunidade cultural, que seja justo e oportunize a valorização dos artistas de nossa capital. Encerra-se a análise no item 29 e sua continuidade ocorrerá na próxima reunião. c).Seminário: o Conselheiro Antônio Delgado apresenta aos demais conselheiros os encaminhamentos para concretização do 1º Seminário de Políticas Culturais de Goiânia – I SPCG, que tem em sua proposta o seguinte cronograma e objetivos:
O I SPCG tem como objetivos:
- integrar as diversas linguagens artísticas e culturais de Goiânia;
- estruturar as metas culturais de Goiânia para próxima década (2013 – 2023);
- finalizar o Plano Municipal de Cultura.
                                                                              
PROGRAMAÇÃO GERAL

01 de setembro – sábado
Horário
Atividade
Local – a definr
8h-9h30
Credenciamento e Café da manhã

9h30
Abertura oficial

10h-12h
Plano Municipal de Cultura

12h30
Intervalo para almoço

14h-16h
Metas do Plano Municipal de Cultura



02 de setembro – domingo
Horário
Atividade
Local – a definir
9h30 –13h

Apresentação do Plano Municipal de Cultura e das Metas do Plano Municipal de Cultura para próxima década.


13h30
Encerramento e entrega de certificados


O Conselheiro Antônio Delgado ressalta que a proposta será encaminhada ao Senhor Secretário Joaquim Jayme para análise e parecer. Os Conselheiros aprovam a proposta e aguardam a aprovação do Secretário para operacionalizar o evento.d). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 07 de agosto de 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA






Ata da Reunião de 2012 do Conselho Municipal de Cultura

Aos 24 (vinte e Quatro) dias do mês de Julho do ano de 2012, às 14h00, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, situada à Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniu-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia, sob a presidência do vice presidente  Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho, Adalto Bento Leal, Edival Lourenço de Oliveira, Eudaldo Guimarães, Gabriel Nascente, Marley de Abreu Freitas, Marilia Guimarães  R. Castro, Nelson Silva Santos, Reidner Divino de Sousa e Reginaldo Aires da Silva . Invocando a proteção de DEUS, passaram-se as deliberações do dia, sendo indicada a conselheiro Antonio Delgado Filho para secretariar a reunião. A pauta constou de: a) Abertura da reunião pelo Vice-Presidente – Conselheiro Reginaldo Aires da Silva; b) Apresentação dos pareceres dos processos distribuidos aos conselheiros para análise em grau de recurso do Edital 07/2011 – 2ª. Fase; c) distribuição dos projetos em grau de recuros do edital 07/11 – 2ª Etapa – 1º Fase. d) Assuntos Gerais. Invocando a proteção de DEUS, deu-se início aos trabalhos, pelo vice-presidência no exercício da presidência, Reginaldo Aires da Silva. Passou-se aos assuntos da pauta, iniciando-se com a apresentação pelos conselheiros, dos pareceres sobre os processos recebidos em grau de recurso, estão APROVADOS pelo relator e pelo Acordão, conforme segue:
PROCESSO
PROPONENTE
RELATOR (A)
RESULTADO  ACORDÃO
1
47381738
ALYNE FRATARI VELOSO
EUDALDO
APROVADO
2
47364809
ESCOLA DE SAMBA BRASIL MULATO
DELGADO
APROVADO
3
47369380
FABIOLA MENDES VILLELA
DELGADO
APROVADO
4
47132002
GETULIO DE OLIVEIRA LEITE
EDIVAL
APROVADO
5
47269431
MARTINZ MUNIZ
MARILEY
APROVADO
6
47373450
SUELI APARECIDA MARQUES
DELGADO
APROVADO
7
47368588
VANCLEIDE MARINHO ROCHA
ALEX
APROVADO


Foi proposto que para o projeto abaixo, seja solicitado ao Secretário na possibilidade de complementação de R$ 3.000,00 de que o projeto seja incluido na lista de aprovados comforme segue:

PROCESSO
PROPONENTE
RELATOR (A)
RESULTADO DO ACORDÃO
1
47311748
JOÃO RODRIGUES FILHO
ALEX
APROVADO


 Inabilitados conforme  na análise do conselheiro relator,  e pelo acordão da CMC comforme segue:

PROCESSO
PROPONENTE
RELATOR (A)
RESULTADO DO ACORDÃO





1
47379814
ADRINEIA STELLA DOMINGUES CAMELO
REGINALDO
NÃO APROVADO
2
47380197
ANDREA CARLA DE MIRANDA PITA
EDIVAL
NÃO APROVADO
3
47374707
ANTONIO ALENCAR SAMPAIO
EDIVAL
NÃO APROVADO
4
47371562
ANTONIO DIAS CAPELA
ALEX
NÃO APROVADO
5
47354463
CHRISTIAN TADEU MARIANO DE SOUSA
DELGADO
NÃO APROVADO
6
47342449
DOMINGAS CRUVINEL BATISTA DE SIQUEIRA
KETTY
NÃO APROVADO
7
47348650
ELIFAS LEVI TAVARES
ADALTO
NÃO APROVADO
8
47374201
GIL BARRETO RIBEIRO
GABRIEL
NÃO APROVADO
9
47350514
HERMES FONSECA JUNIOR
ADALTO
NÃO APROVADO
10
47381754
HUGO CARDOSO BRANDAO PEIXOTO
NELSON
NÃO APROVADO
11
47380707
HUGO LEANDRO MASCEDO DOS SANTOS
GABRIEL
NÃO APROVADO
12
47293634
ICUMAM- INSTITUTO DE CULTURA MEIO AMBIENTE
MARILEY
NÃO APROVADO
13
47381789
ISABEL  CADIDE DA SILVA
NELSON
NÃO APROVADO
14
47378681
JOÃO DE LUCAS DE SOUSA RIBEIRO
MURILO
NÃO APROVADO
15
47369622
JOSE PEDRO VILELA JUNIOR
MARLEY
NÃO APROVADO
16
47365121
LUCIA KRATZ DE SOUZA
GABRIEL
NÃO APROVADO
17
47376688
LUIZ CLAUDIO IRINEU REZENDE
KETTY
NÃO APROVADO
18
47291305
MARGARETH DE LOURDES SOUZA
REGINALDO
NÃO APROVADO
19
47369801
MILDERSON RODRIGUES DE SOUSA
ALEX
NÃO APROVADO
20
47378435
MONSTROS PRODUÇÕES LTDA
ADALTO
NÃO APROVADO
21
47379075
NAYARA DUARTE DE SOUSA
MURILO
NÃO APROVADO
22
47374936
PABLO ANGELINO DA SILVA
MARLEY
NÃO APROVADO
23
47364361
PEDRO HENRIQUE BARROSO BRITO
REGINALDO
NÃO APROVADO
24
47379717
RICARDO CRISTIANO RIBEIRO DO CARMO
ADALTO
NÃO APROVADO
25
47103592
ROBERTO CELIO PEREIRA DA SILVA
MURILO
NÃO APROVADO
26
47363756
ROCHANE CESAR TORRES
EUDALDO
NÃO APROVADO
27
47376122
RODRIGO MARCIO RAMOS JUBE
MARLEY
NÃO APROVADO
28
47366577
THEO FARAH FERREIRA
ALEX
NÃO APROVADO


Passando a distribuição dos projetos em grau de recuros do edital 07/11 – 2ª Etapa – 1º Fase, ficando sua entrega para próxima reunião dia 31/07/2012 na sala de reunião do CMC. Nada mais havendo a tratar, foi lida a ata e aprovada por unanimidade. Finalizando a reunião, foi convocada a próxima reunião para o dia 31/07/2012, às 14h00.  A reunião foi encerrada às 16h00, seguindo assinada por mim, secretário da sessão, pelo vice-presidente no exercício da presidência e pelos demais conselheiros do CMC.





Goiânia, 24 de julho de 2012.





CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA
Ata da Reunião de 2012 do Conselho Municipal de Cultura


Aos 24 (vinte e Quatro) dias do mês de Julho do ano de 2012, às 14h00, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, situada à Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniu-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia, sob a presidência do vice presidente  Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho, Alex Gomes Gontijo, Adalto Bento Leal, Edival Lourenço de Oliveira, Eudaldo Guimarães, Gabriel Nascente, Marley de Abreu Freitas, Marilia Guimarães  R. Castro, Nelson Silva Santos, Reidner Divino de Sousa e Reginaldo Aires da Silva . Invocando a proteção de DEUS, passaram-se as deliberações do dia, sendo indicada a conselheiro Antonio Delgado Filho para secretariar a reunião. A pauta constou de: a) Abertura da reunião pelo Vice-Presidente – Conselheiro Reginaldo Aires da Silva; b) Apresentação dos pareceres dos processos distribuidos aos conselheiros para análise em grau de recurso do Edital 07/2011 – 2ª. Fase; c) distribuição dos projetos em grau de recuros do edital 07/11 – 2ª Etapa – 1º Fase. d) Assuntos Gerais. Invocando a proteção de DEUS, deu-se início aos trabalhos, pelo vice-presidência no exercício da presidência, Reginaldo Aires da Silva. Passou-se aos assuntos da pauta, iniciando-se com a apresentação pelos conselheiros, dos pareceres sobre os processos recebidos em grau de recurso, estão APROVADOS e NÃO APROVADOS pelo relator e pelo Acordão, conforme segue lista em anexo:
Passando a distribuição dos projetos em grau de recuros do edital 07/11 – 2ª Etapa – 1º Fase, ficando sua entrega para próxima reunião dia 31/07/2012 na sala de reunião do CMC. Nada mais havendo a tratar, foi lida a ata e aprovada por unanimidade. Finalizando a reunião, foi convocada a próxima reunião para o dia 31/07/2012, às 14h00.  A reunião foi encerrada às 16h00, seguindo assinada por mim, secretário da sessão, pelo vice-presidente no exercício da presidência e pelos demais conselheiros do CMC.
Goiânia, 24 de fevereiro de 2012.



ASSUNTO         : RESULTADO DOS RECURSOS APRESENTADOS NA 2ª FASE (MÉRITO CULTURAL)  DOS PROJETOS INSCRITOS NA 1ª ETAPA DO EDITAL Nº 07/2011  - LEI DE INCENTIVO À CULTURA

ÓRGÃO            : SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA – CMC.

RESOLVE:

O Conselho Municipal de Cultura, no ato de suas atribuições legais e prerrogativas funcionais vem por meio deste tornar público o resultado final do recurso apresentado pelos proponentes e analisados pelo CMC – CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA, na 2ª Fase RECURSAL de Análise de Mérito dos projetos culturais - Envelope nº 02, aprovados e não aprovados para expedição do Certificado de Incentivo Fiscal a Projetos Culturais – CIFPC, como segue:


ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA






Aos dez dias do mês de julho do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Alex Gomes Gontijo; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Ketty Leite de Moraes; Marley de Abreu Freitas; Mariley Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Sousa. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b).Minuta do Edital - continuação; c).Recursos dos processos; d). Assuntos Gerais; e). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso;b). Minuta do Edital – continuação: o Conselheiro Reginaldo Aires inicia a leitura da minuta e os conselheiros mais uma vez discutem criteriosamente cada item, visando sempre o aprimoramento do documento. Há ainda uma argumentação incisiva quanto a importância de obter um documento seguramente esclarecedor, resguardando os direitos e deveres pertinentes a proposta. A análise encerra-se no item 08 e terá sua continuidade em reunião posterior; c). Recursos dos processos: o Conselheiro Reginaldo Aires encaminha os processos com recursos, aos Conselheiros e faz os esclarecimentos necessários para a operacionalização dos trabalhos de análise e parecer dos documentos; d). Assuntos Gerais: o Conselheiro Antônio Delgado propõe que em agosto seja estruturado um Seminário, para a conclusão do Plano Municipal de Cultura e elaboração de metas para os próximos dez anos. Os conselheiros aprovam a proposta. Fica definido que o evento ocorrerá de 31 de agosto a 02 de setembro, sendo que no dia 31 de agosto haverá a abertura oficial e nos dias 01 e 02 de setembro, os encaminhamentos dos trabalhos. Os conselheiros responsáveis pela organização do evento são: Adalto Bento, Antônio Delgado, Alex Gontijo, Eliane Moura e Reginaldo Aires. A Conselheira Marília Castro solicita do Conselheiro Reginaldo Aires, presidente deste conselho, um parecer do Secretário de Cultura e do Chefe de Gabinete, referente a minuta do decreto entregue na reunião do dia 26 de junho. Os conselheiros discutem a questão que tem como escopo a democratização. O Conselheiro Reginaldo se compromete em obter este parecer e apresentá-lo aos membros do CMC. Lembra aos conselheiros que o que compete ao CMC é apresentar a proposta, mas a finalização é de responsabilidade dos gestores da Secretaria Municipal de Cultura. O Conselheiro Antônio Delgado, informa que a “Lei do Artista de Rua” está tramitando em outros setores e ainda não foi apresentada ao CMC. Destaca ainda que a posição do CMC será firme na defesa da integridade das propostas culturais em benefício da sociedade goianiense. Independente de mudanças na estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Cultura, o CMC está comprometido com ações lícitas e imparciais, cujo envolvimento não será influenciado por questões partidárias; e). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas e trinta minutos. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 10 de julho de 2012.



CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA



ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA




Aos três dias do mês de julho do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Adalto Bento Leal; Edival Lourenço de Oliveira; Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Marley de Abreu Freitas; Marilei Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b).Processos – Recursos para análise; c). Casas de Cultura; d). Análise do Edital- continuação ; e). Assuntos Gerais; f). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso;b). Processos – Recursos para análise: o Conselheiro Reginaldo Aires explica que os recursos dos processos para análise e parecer do CMC estarão disponíveis na próxima reunião (10/07). Os conselheiros demonstram preocupação com o atraso, considerando que há um elevado número de processos. Também discutem amplamente os critérios para efetivação da respectiva análise. Destaca-se a necessidade de conhecer criteriosamente o contexto inerente a cada processo, contemplando seu aspecto real e efetiva contribuição para a sociedade. Os conselheiros enfatizam a seriedade deste trabalho e o comprometimento com a legislação vigente, a coerência e aderência com a cultura local e o valor ímpar da ética; c). Casas de Cultura: o conselheiro Reginaldo Aires apresenta para os membros do conselho, a situação precária das Casas de Cultura, decorrentes da atual gestão. Solicita do CMC apoio, uma vez que o órgão em questão tem papel relevante para o contexto social e cultural de Goiânia. Considerando os argumentos apresentados os conselheiros manifestam apoio a proposta de mudanças na estrutura organizacional das Casas de Cultura; d). Análise do Edital- continuação: os conselheiros dão prosseguimento a leitura e análise da minuta do Edital/ 2013, tendo como base de trabalho a coerência textual e sua devida adequação às reais necessidades do contexto cultural e diretrizes legais. Discute-se também de forma enfática a necessidade de obter um documento que promova atos seguros de integridade e direitos legais resguardados; e). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas e trinta minutos. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 03 de julho de 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos vinte e seis dias do mês de junho do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – C.M.C., sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Adalto Bento Leal;; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Marley de Abreu Freitas; Marília Guimarães R. Castro; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Sousa. A reunião contou excepcionalmente com a presença do Sr. Secretário de Cultura Joaquim Jayme e do Chefe de Gabinete Sr. Danilo Moraes. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta:a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b).Entrega da minuta do decreto ao Secretário; c).Análise do Edital da Lei de Incentivo a Cultura; d).Assuntos Gerais; e). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso e recepciona as autoridades presentes ;b). Entrega da minuta do decreto ao Secretário: o Conselheiro Reginaldo Aires entrega formalmente a minuta do decreto reformulado por este conselho. O Conselheiro Antônio Delgado explana de forma sucinta as principais diretrizes contidas no referido documento. Informa também que está em fase de estruturação o novo edital e formulários. O Secretário de Cultura Joaquim Jayme solicita atenção especial na reformulação dos documentos, visando maior clareza nos enunciados. O Chefe de Gabinete Sr. Danilo Moraes comunica que está reformulando o organograma e diretrizes da Secretaria Municipal de Cultura e enfatiza que esta ação contemplará a Lei de Incentivo a Cultura. A Conselheira Marília Castro esclarece que a referida minuta do decreto entregue foi elaborada de forma criteriosa, conforme a legislação federal vigente. O Sr. Danilo esclarece que a Secretaria Municipal de Cultura terá em sua nova estrutura organizacional, uma Assessoria Jurídica que respaldará os diversos aspectos legais. O Sr. Secretário Joaquim Jayme questiona o que tem sido realizado em relação ao Fundo de Apoio a Cultura – FAC. O Conselheiro Antônio Delgado explica os trâmites do respectivo FAC e mais uma vez o Secretário enfatiza sua preocupação com a seriedade e valorização deste recurso para cultura bem com sua democratização de forma transparente e ética, sempre respeitando as diretrizes legais. O Conselheiro Antônio Delgado reafirma a preocupação dos Conselheiros em analisar e estruturar criteriosamente todos os documentos pertinentes. A Conselheira Marília Castro ressalta que este conselho está apto para apoiar a Secretaria Municipal de Cultura e seus representantes legais em suas ações em prol da cultura. Complementa ainda reafirmando o apoio nos processos de elaboração e reestruturação das legislações. O Sr. Danilo questiona se haverá recesso em julho e os conselheiros explicam que não será possível, uma vez que há muito trabalho a ser realizado. O Secretário Joaquim Jayme verifica se as reuniões ocorrem quinzenalmente e o Conselheiro Reginaldo Aires o informa que as reuniões agora são semanais. O Sr. Joaquim Jayme solicita que uma via da minuta do decreto seja encaminhada ao Sr. Danilo Moraes, para análise e parecer. Neste momento encerra-se a pauta com o Secretário e o Chefe de Gabinete. O Conselheiro Reginaldo Aires faz os agradecimentos em nome do CMC ; c). Análise do Edital da Lei de Incentivo a Cultura: os Conselheiros iniciam a análise do Edital que foi previamente elaborado pela Conselheira Marília Castro. O Conselheiro Reginaldo inicia a leitura do documento e os demais conselheiros discutem de forma criteriosa o texto. Fica definido que a na próxima reunião haverá continuidade da análise deste documento; d). Assuntos Gerais: o Conselheiro Reginaldo Aires, presidente em exercício, solicita dos membros deste conselho um estudo detalhado dos resultados dos processos para posteriores esclarecimentos a Comissão de Projetos Culturais – CPC, caso seja necessário; e). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas e trinta minutos. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 26 de junho de 2012.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos dezenove dias do mês de junho do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Adalto Bento Leal; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Ketty Leite de Moraes; Marley de Abreu Freitas; Marilei Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Sousa. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b).Diretrizes internas do CMC; c).Apresentação da Conselheira Ketty Leite de Moraes; d). Análise/ estruturação da minuta do Decreto - continuação; e). Assuntos Gerais; f). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso;b). Diretrizes internas do CMC: o Conselheiro Reginaldo Aires ressalta a relevância do cumprimento de normas básicas do CMC, fazendo um breve comentário a respeito das diretrizes internas, que visam maior organização do cronograma de reuniões. Destaca-se também a necessidade da reformulação do Regimento Interno deste conselho; c). Apresentação da Conselheira Ketty Leite de Moraes: o Conselheiro Reginaldo apresenta a Conselheira que a partir desta data assume suas funções, substituindo o Sr. Marcos Amaral Lotufo, conforme o que foi explicitado na reunião de 12 de junho. A respectiva Conselheira representa o Terceiro Setor e exerce suas atividades na parte administrativa da Orquestra Sinfônica; d). Análise/ estruturação da minuta do Decreto – continuação: Conselheiro Adalto Bento retoma a leitura da minuta do Decreto a partir do Artigo 23. Os Conselheiros discutem amplamente o respectivo documento primando pela coerência, transparência,  resguardando o bem público e a valorização das ações culturais do município. Embasados em princípios éticos os conselheiros concluem a análise/correção da minuta do decreto. Fica definido que os Conselheiros Adalto Bento, Antônio Delgado e Reginaldo Aires, farão a reestruturação final do documento, conforme as alterações implementadas pelos Conselheiros. Destaca-se ainda a relevância do trabalho desenvolvido pela Conselheira Marília Castro, na estruturação geral do referido documento;e). Assuntos Gerais: o Conselheiro Reginaldo Aires informa que na próxima reunião, a minuta do decreto será entregue ao Secretário Joaquim Jayme. f). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas e vinte minutos. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.
Goiânia, 19 de junho de 2012.
CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA


ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aos doze dias do mês de junho do ano de 2012, às 14 horas, nas dependências da Secretaria municipal de Cultura, situada a Rua Oitenta e Quatro, número quinhentos e trinta e cinco, no Setor Sul, em Goiânia, Goiás reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia – CMC, sob a presidência do Vice-Presidente e Presidente em exercício Conselheiro Reginaldo Aires da Silva. Estiveram presentes os Conselheiros Membros: Antonio Delgado Filho; Adalto Bento Leal;Eudaldo Guimarães; Eliane Luzia de Moura; Gabriel Nascente; Marley de Abreu Freitas; Marilei Carneiro; Marília Guimarães R. Castro; Nelson Silva Santos; Reginaldo Aires da Silva; Reidner Divino de Sousa. Indica para secretariar a reunião a Conselheira Eliane Luzia de Moura. Pauta: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício; b).Ofício do Conselheiro Marcos Amaral Lotufo; c). Convite para o FICA; d). Convite para o Country Gospel; e). Análise/ estruturação da minuta do Decreto - continuação; f). Assuntos Gerais; g). Encerramento. São encaminhadas as deliberações da reunião sendo: a).Abertura da reunião pelo Vice-Presidente e Presidente em exercício: o Conselheiro Reginaldo Aires  faz a abertura dos trabalhos desejando a todas e a todas uma reunião de sucesso;b). Ofício do Sr. Marcos Amaral Lotufo: o Conselheiro Reginaldo Aires faz a leitura do ofício encaminhado pelo Conselheiro Marcos Amaral Lotufo, solicitando o seu desligamento do CMC e informa que a suplente Sra. Ketty Leite de Morais, foi formalmente comunicada e convocada para assumir; c). Convite para o FICA: o Conselheiro Eudaldo convida para o lançamento do FICA, no dia 13 de junho, às 20 horas, no Museu de Arte Contemporânea, em Goiânia; d). Convite para o Country Gospel: o Conselheiro Reginaldo convida para o evento Country Fest Gospel, dia 22 de junho, às 19 horas, na Igreja Bola de Neve em Goiânia; e). Análise/ estruturação da minuta do Decreto – continuação: Conselheiro Adalto retoma a leitura da minuta do Decreto para análise e parecer dos Conselheiros. Solicita que seja reavaliado o primeiro artigo do referido documento. Em seguida expõe seus argumentos visando democratizar a proposta. Os demais Conselheiros debatem a questão e fica definida a reformulação do artigo. Os Conselheiros dão continuidade à análise da minuta do decreto efetuando as alterações necessárias. f). Assuntos Gerais: o Conselheiro Reidner Divino de Souza solicita do Presidente em exercício Sr. Reginaldo Aires, um espaço na pauta desta reunião, para esclarecer alguns aspectos referentes a transtornos que tem vivenciado em decorrência de pendências judiciais, inerentes a gestão anterior da Secretaria Municipal de Cultura. Enfatiza que tem provas concretas de que não cometeu nenhum ato ilícito. O Conselheiro Antônio Delgado, explica que enquanto não houver conclusão deste processo, o Conselheiro Reidner permanece no exercício de funções no CMC. Após a conclusão do processo, sendo o mesmo declarado culpado pela justiça, serão efetivadas as providências legais e cabíveis resguardando a integridade do CMC e seus membros. Os demais Conselheiros manifestam seus pareceres expondo diversos aspectos da questão de forma ética e coerente. g). Encerramento: o Conselheiro Reginaldo Aires, vice-presidente e presidente em exercício declara encerrada a reunião, às 16 horas e trinta minutos. Em seguida a respectiva ata será assinada por mim, secretária desta sessão, pelo Presidente em exercício e pelos conselheiros do CMC.

Goiânia, 12 de junho de 2012.

Ata da reunião do CMC - Conselho Municipal de Cultura de Goiânia, aos dezessete dias do mês de maio do ano de dois mil e doze às nove horas da manhã, reuniram-se em ordinariamente nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, Situ á Rua 84 nº. 535, Setor Sul, Goiânia-GO. Sob a Vice-presidência do Senhor Reginaldo Aires da Silva, estiveram presentes os seguintes conselheiros, Alex Gomes Gontijo, Adalto bento Leal, Antônio Delgado Filho, Nelson Silva Santos, Edival Lourenço de Oliveira, Reidner Divino dos Santos, Marley de Abreu Freitas, Mariley Carneiro, Gabriel José Nascente, Eudaldo Guimarães, Marília Guimarães Ribeiro de Castro, PAUTA: Apresentação dos pareceres dos 53 processos distribuidos aos conselheiros para análise em grau de recurso da 2ª. do Edital 2011/07 1ª. Fase documentação; Apresentação dos 53 processos protocolados em fase de recurso da lei Municipal de Incentivo a Cultura, aos quais foram apresentados inicialmente os 34 processos inabilitados na fase documental, por não haver possibilidade de complementação ou anexação, ou até mesmo diligência, os mesmos permanecem inabilitados, com exceção dos casos esporádicos quando de fato ouve engano ou de fato cabe o recurso necessário a cada caso sem o acréscimo de documentos.

Ord
Processo Original
Processo Recurso
NOME DO PROPONENTE
SEGMENTO
RELATOR
PARECER
FINAL
1
47368227
48046622
João Vieira da Silva
Música
Marília Guimarães
Inabilitado por unanimidade
2
47381207
48035515
Jallton Marcelo de Moraes
Música
Marley de Abreu Freitas
Inabilitado por unanimidade
3
47366712
48071406
Gyovana de Castro Carneiro
Música
Adalto Bento Leal
Inabilitado
4
47354005
48003796
Teatro Exercício Produções Artisiticas
Artes Cênicas
Marley de Freitas
Inabilitado por unanimidade
5
47380529
47993466
Nilton Pinto
Cinema Áudio e Vídeo
Mariley Carneiro
Inabilitado.
6
47374502
48066496
Serisia Luciana Sampaio Braga
Música
Eudaldo Guimarães
Inabilitado por unanimidade
7
47381606
48077480
Valéria Salomão Costa
Música
Reidner Divino
Inabilitado.
8
47343968
47999057
Divino Pires de Andrade
Música
Gabriel Nascente
Inabilitado por unanimidade
9
47381746
48075592
Paulo Rodrigo de Jesus
Cinema Áudio e Vídeo
Adalto Bento Leal
Inabilitado
por unanimidade
10
47378362
48080154
Alberto Tolentino de Oliveira
Artes Plásticas
Reidner Divino
Inabilitado por unanimidade
11
47177120
47987369
Raquel Alves Cunha
Música
Reidiner Divino
Inabilitado
por unanimidade
12
47315719
48022839
Charles D’artanhan Neves
Música
Alex Gontijo
 Inabilitado por unanimidade
13
47252199
48059651
Pedro José de Oliveira
Música
Alex Gontijo
Inabilitado
14
47381282
48075924
Circo Laheto
Artes Cênicas
Mariley Carneiro
Inabilitado por unanimidade
15
47381819
48062296
Lohaine Sizervincio Machado
Cultura Popular e Artes integradas
Eldaldo Guimarães
Inabilitado
por unanimidade
16
47361996
48073770
Mateus Dutra Lana
Artes Plásticas
Eudaldo Guimarães
Inabilitado por unanimidade
17
47377706
48079857
Fernando de Sousa Santos
Cultura Poupular
Alex Gontijo
Inabilitado
por unanimidade
18
47368545
48053033
Fábio Junio da Silva Matos
Cultura Popular/ Artes integradas
Mariley Carneiro
Inabilitado por unanimidade
19
47269881
48079008
Willian Agel de Mello
Literatura
Marília Guimarães
Inabilitado por unanimidade
20
47362105
48035698
Fabiana de Oliviera Assis
Cimema Áudio e Vídeo
Eudaldo Guimarães
Inabilitado por unanimidade
21
47335723
48079695
Alessandro Euripedes C. Serra
Música
Nelson Santos
Inabilitado
por unanimidade
22
47340683
48052690
Ana Cláudia Camargo Campos
Literartura
Mariley Carneiro
Inabilitado por unanimidade
23
47358159
48014071
Rosa Maria Berardo
Cinema Áudio e Vídeo
Marley de Freitas
Inabilitado por unanimidade
24
47358175
48040349
Flávia Christina Leite Brandão
Cinema Áudio e Vídeo
Gabriel Nascente
Inabilitado por unanimidade
25
47361443
48019994
Lohanny Carvalho da Silva
Artes Cênicas
Marília Guimarães
Inabilitado
por unanimidade
26
47169674
48030394
Anísio Lino Gomes
Música
Edival Lourenço
Inabilitado por unanimidade
27
47381762
48075479
Antônio Josué da Silva
Artes Plásticas
Adalto Bento Leal
Inabilitado
por unanimidade
28
47381711
48040501
Heitor Henrique Pinheiro
Música
Alex Gontijo
Inabilitado
por unanimidade
29
44145537
48041264
Francisco dos Santos Costa
Música
Mariley Carneiro
Inabilitado por unanimidade
30
47304261
48060081
Crimeia Resistência Comunitária
Cultura Popular/ Artes Integradas
Reidner Divino
Inabilitado
por unanimidade
31
47378575
48053114
Higor Faleiro Coutinho
Artes Integradas
Eudaldo Guimarães
Inabilitado por unanimidade
32
47367328
48028331
Fernando Antônio Perillo
Música
Adalto Bento Leal
Inabilitado
por unanimidade
33
47381797
48062041
Cleubismar de Jesus
Cultura Popular e artes integradas
Gabriel Nascente
Inabilitado
por unanimidade
34
47358993
84031943
Flavio de Assis Clímaco
Música
Antônio Delgado
Inabilitado
por unanimidade

Dos processos apresentados que foram inabilitados pelo relator de cada parecer, e pela plenaria final, todos reprovador por unanimidade, foi pedido vistas do processo 48077480 em nome de Valéria Salomão Costa, pelo Conselheiro Alex Gomes Gontijo, que solicitou deste conselho reconsiderar os comprovantes de domicilio, de contas de celular, levando-se em consideração que o edital esta desatualizado e na época de sua criação ainda não existia celular, motivo pelo qual não se é aceito contas de celular como comprovação de domicilio, mas foi verificado que existe uma das contas em nome de terceiro, o que também seria relevante ficando claro que este é seu colateral de primeiro grau, e que a mesma de fato reside no endereço mencionado, porem o mesmo permanece inabilitado para próxima fase, pois faltou 9 meses, para completar os 36 meses consecutivos, o que impossibilitou sua aprovação.  Nesta mesma seqüência foram apresentados os processos também protocolados na mesma fase deste recurso e assim foram analisados seguindo o mesmo critério de analise, apresentados pelos senhores conselheiros na seguinte ordem.

Ord
Processo Original
Processo Recurso
NOME DO PROPONENTE
SEGMENTO
RELATOR
PARECER
FINAL
1
47381738
48075207
Alyne Fratari Veloso
Cinema Áudio e Vídeo
Alex Gontijo
Habilitado Por unanimidade
2
47380197
48079326
Andréa Carla de Miranda Pita
Literatura
Marília Guimarães
Habilitado Por unanimidade
3
47164044
48003362
Cláudia Regina de Sousa
Música
Antônio Delgado Filho
Habilitado Por unanimidade
4
47379415
48080766
Warlys dos Santos Almeida
Música
Reginaldo Aires
Habilitado Por unanimidade
5
47329744
48074600
Danilo Fernandes Arruda
Música
Reginaldo Aires
Habilitado Por unanimidade
6
47312299
48022049
Douglas José de Sousa Borges
Música
Antônio Delgado Filho
Habilitado Por maioria simples
7
47367778
48082050
Gennyson Ponce Machado
Música
Reginald Aires
Habilitado Por unanimidade
8
47362984
48059554
Isabely Gomes Pimenta
Música
Edival Lourenço
Habilitado Por unanimidade
9
47368073
48073115
Jason Elias Afonso de Aguino
Música
Eudaldo Guimarães
Habilitado Por unanimidade
10
47381321
48075401
Lidiana Reis de Oliveira
Artes Integradas
Marley de Freitas
Habilitado Por unanimidade
11
47370604
48059431
Luiz Augusto de Souza
Música
Edival Lourenço
Habilitado Por unanimidade
12
47375088
48071295
Luz Marina de Alcantará
Artes Integradas
Edival Lourenço
Habilitado Por unanimidade
13
47381495
47381495
Mary Anne Leão Silva Aguino
Literatura
Gabriel Nascente
Habilitado Por unanimidade
14
47373450
48057489
Sueli Aparecida Marques
Artes Integras
Marília Guimarães
Habilitado Por unanimidade
15
47942571
48059910
Michelle Cristina Ramos Martins
Música
Antônio Delgado Filho
Habilitado Por unanimidade
16
47364361
48023428
Pedro Henrique B. de Brito
Artes Integradas
Nelson Santos
Habilitado Por unanimidade
17
47347165
48052401
Mariana Araújo dos Santos
Artes Integradas
Reginaldo Aires
Habilitado Por unanimidade
18
47365767
48077064
Marcelo José Mendes Aratum
Literatura
Reginaldo Aires
Habilitado Por unanimidade
19
47367891
48081495
Paulo Barros Sandes
Música
Antônio Delgado Filho
Habilitado Por unanimidade

Ouve votação contraria de dois votos no processo 48074600 em nome de Douglas José de Sousa Borges, pelos conselheiros Alex Gomes Gontijo, e Marília Guimarães Ribeiro de Castro por entenderem que tal aprovação fere o principio legal do edital, mas ficando este habilitado por maioria simples de votos, foi ainda pedido vistas pela conselheira Marília Guimarães Ribeiro de Castro,  no processo original 47367891 e recursal 48081495 em nome do Proponente Paulo Barros Sandes, que estava sob a relatoria do Conselheiro Antônio Delgado Filho, o que foi concedido vistas pelo Senhor presidente, atendendo a solicitação da Conselheira, que ao avaliar de forma sintática o processo entendeu e comprovou-se que de fato a comprovação cultural artística presente no processo original 47367891, contempla o edital da lei, e esta de acordo com as exigências pertinentes a sua habilitação para próxima fase, assim o estabelecendo. Tendo sido esgotados todos os itens da pauta em questão e apresentados e relatados pelos Senhores Conselheiros todos os aspectos pertinentes aos recursos apresentados, e nada mais havendo para o momento, o Senhor presidente agradeceu o empenho e a presença de todos, agendando nova reunião para o dia 22 de maio de 2012 às 14:00 horas neste mesmo local.


CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Ata da reunião do CMC - Conselho Municipal de Cultura de Goiânia, aos quinze dias do mês de maio do ano de dois mil e doze às quatorze horas da, reuniram-se em ordinariamente nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, Situ á Rua 84 nº. 535, Setor Sul, Goiânia-GO. Sob a Presidência do excelentíssimo Senhor Secretario Municipal de Cultura Joaquim Thomaz Jaime, acompanho de seu Chefe de Gabinete Danilo, ao qual solicitou a apresentação individual de cada conselheiro, e a área de representação de cada uma, onde foi falado da eleição do conselho e o Senhor secretário solicitou que fossem colocados os nomes a disposição para que fosse feita a eleição, a qual o Senhor Reginaldo Aires da Silva manifestou-se interessado e deixou seu nome a disposição para tal, e também foi indicado pela Conselheira Marília Guimarães Ribeiro de Castro o nome do Conselheiro Edival Lourenço de Oliveira, pela sua experiência, competência  e já ser presidente de outras entidades de classe em Goiás, ao qual o mesmo ficou grato pela indicação, agradecendo o reconhecimento de seu nome, bem como de seus trabalhos, mas agradeceu e informou estar impossibilitado neste momento, devido outros afazeres, e por motivos pessoais, o que não havendo concorrência ficou no pário somente o nome do Senhor Reginaldo Aires, o que para agilidade dos trabalhos da mesa foi eleito por aclamação unânime do número dos presentes, sendo justificada pelo Conselheiro Delgado filho a ausência do recém nomeado conselheiro Marcos Amaral Lotufo, e informado pela secretária administrativa deste conselho   não conseguir contato com a recém nomeada conselheira a Senhora Eliane Luiza de Moura, o secretário ainda explanou sobre o volume de serviço e dos 53 processos em fase de recurso que estão para serem julgados, e da necessidade de urgência deste trabalho, sem mais para o instante se despediu deixando empossado o Senhor Vice-presidência do Senhor Reginaldo Aires da Silva, eleito na administração dos trabalhos da mesa. Ao qual assumiu o cargo com grande alegria e satisfação, já esclarecendo da necessidade de nomeação e formação das Câmaras técnicas, que poderão ter seus presidentes individuais e se reunirem em separado também do conselho para deliberação de seus trabalhos, em dias diferentes da reunião ordinária do conselho, sendo ainda explicitado a necessidade de nomeação, eleição ou indicação de um secretário (a) geral, ao qual foi indicado meu nome, Conselheiro Alex Gomes Gontijo, e não havendo outro interessado fui aclamado por unanimidade do número dos presentes, passando então o Senhor Vice-presidente deste conselho para a ordem de formação das câmaras técnicas, ficando estas formadas na seguinte ordem, podendo ter 3 ou mais membros em cada uma delas, e também um mesmo conselheiro fazer parte de duas ou mais Câmaras, conforme relatado abaixo:

ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS:

Marília Guimarães Ribeiro de Castro

Nelson Silva Santos

Eudaldo Guimarães

HUMANIDADES E ABRANGÊNCIA CULTURAL:

Antônio Delgado Filho

Alex Gomes Gontijo

Adalto Bento Leal

LIETARATURA E BIBLIOTECA:

Edival Lourenço de Oliveira

Gabriel José Nascente

MÚSICA:

Adalto Bento Leal

Alex Gomes Gontijo

Reidner Divino de Sousa

ARTES CÊNICAS:

Eliane Luiza de Moura

Marley de Abreu Freitas

Antônio Delgado Filho

CINEMA AÚDIO E VÍDEO:

Eudaldo Guimarães

Mariley Carneiro

Nelson Silva Santos

3º SETOR DE AÇÕES AMPLAS E INSTITUIÇÕES CULTURAIS:

Marcos Amaral Lotufo

Reginaldo Aires da Silva

Mariley Carneiro

NORMAS TÉCNICAS E LEGISLAÇÃO:

Marília Guimarães Ribeiro de Castro

Antônio Delgado Filho

Edival Lourenço de Oliveira

Reginaldo Aires da Silva

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E IMATERIAL:

Edival Lourenço de Oliveira

Adalto Bento Leal

Eliane Luiza de Moura

Foi colocado ainda em questão a indicação do nome do representante do CMC - Conselho Municipal de Cultura na CPC- Comissão de Projetos Culturais, nomeado por decreto para representar este conselho na CPC, sendo questionado pelo Senhor Presidente quais nomes estariam disponíveis para tal representatividade, ao qual foi colocado o nome do Senhor Alex Gomes Gontijo a disposição, e o mesmo teceu breves comentários sobre a CPC – e da necessidade de auxilio junto a Comissão, pela experiência proferida por 02 mandatos consecutivos anteriormente na CPC, ficou aclamado por unanimidade o nome do nobre Conselheiro para esta representação, devendo ser encaminhado oficio ao Secretário Municipal de Cultura informando da indicação do nome, para que seja nomeado através de decreto para tal representação,  ficou definido que as reuniões a principio serão semanalmente no mesmo horário regimental, até que se coloque todo o quantitativo do material atrasado em dia, foi proposto ainda pelo Senhor Vice- Presidente Reginaldo  Aires a alteração do formulário de avaliação dos projetos na fase documental, de forma em que ficará somente em duas paginas, permanecendo o cabeçalho como se segue, ficando o quadro de avaliação para classificação como habilitado ou não, e um espaço para justificativa do relator, conforme a avaliação proferida, para que o mesmo possa escrever seu parecer técnico e ao final o quadro das assinaturas dos senhores conselheiros juntamente com o acórdão final, ficando convocada excepcionalmente a próxima reunião para dia 17 de maio de 2012 às 9:00 horas da manhã pra apresentação dos projetos que foram distribuídos para os senhores conselheiros, em ordem aleatória, ficando uma media de 4 a 5 processos para cada conselheiro conforme lista anexada em anexo da distribuição dos mesmos. Sem mais para o instante e nada mais havendo para o instante, e tendo sido esgotados todos os assuntos da ordem do dia, o senhor Vice-presidente deu por encerrada esta sessão ordinária do Conselho Municipal de Cultura da cidade de Goiânia.


CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário