sexta-feira, 31 de julho de 2015

Debates marcam segundo dia de seminário temático da PNA

Debates marcam segundo dia de seminário temático da PNA

31.07.2015 - 19:04  
Presidente da Funarte, Francisco Bosco, fala no segundo dia do Seminário Temático da PNA (Foto: Ascom/MinC)
 
O segundo dia de debates do 1º Seminário Temático do Processo de Construção da PNA (Política Nacional das Artes), em Brasília, foi marcado por dois períodos de debates de seis grupos sobre a questão da circulação nacional e internacional. 
 
As conversas foram mediadas pelos articuladores do processo, de acordo com as linguagens: Cacá Machado (música), Jacqueline Medeiros (artes visuais), Júnior Perim (circo), Marcelo Bones (teatro) e Rui Moreira (dança). Sérgio Cohn, articulador da literatura, não pode participar por problemas de logísticas de voos, que o impediram de chegar à capital federal a tempo, mas o grupo de literatura seguiu com os trabalhos.
 
Em cada grupo, foram convidados dois especialistas das respectivas áreas: Manuelina Duarte e Moacir dos Anjos (artes visuais); Carolina Garcez e Fernanda Vidigal (circo); Iracity Cardoso e Lenora Lobo (dança); Paulo Werneck e Raquel Menezes (literatura); Melina Hickson e Thiago Cury (música) e Dane de Jade e Márcio Meirelles (teatro). 
 
Em comum, as linguagens chegaram ao entendimento de que há necessidade de se criar uma rede de difusão nacional. O teatro e dança defenderam a união de esforços para fazer um mapeamento de espaços públicos e privados, onde possam levara seus espetáculos, promover formação de profissionais e residências. 
 
No campo internacional, um dos próximos passos seria dar um novo caráter às relações com os órgãos do Governo Federal que tratam das relações exteriores como Itamaraty e a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), de forma a projetar e definir uma série de programas para promover a internacionalização das artes e artistas brasileiros. 
 
O grupo de artes visuais, em contato com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade vinculada ao Ministério da Cultura, chegaram a um consenso na proposta de, além de utilizar os mapeamentos de espaços promovidos pela instituição, ampliar para a busca por acervos e fortalecer, dentro do conceito de circulação, a formação de artistas e públicos.  
 
Na área da música, foram propostas a criação de um edital de apoio continuado a festivais, mostras e mercado, pelo período de três anos; a reformulação de editais de passagens nacionais e o reconhecimento das casa de show como Pontos de Cultura e redes de circulação. Em nível internacional, indicaram a criação de editais de intercâmbio de residências artísticas (bilaterais); reformulação de editais de passagens internacionais e a reunião com Apex, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) do Ministério da Cultura e Ministério de Relações Exteriores.  
 
Os diálogos pelos representantes do circo destacaram a necessidade de se pensar em desoneração no setor. "Não dá para pensar em estrutura (de circo), sem pensar em transporte. O mesmo caminhão que serva a soja é mais barato para o produtor rural do que para um produtor de circo", apontou Junior Perim.  
 
O grupo de literatura chegou a sete propostas: estímulo a pequenas e médias livrarias; apoio ao preço único do livro; mapeamento crítico da produção editorial (com a criação de uma revista com pequenas resenhas e sinopses); cruzamento de políticas de educação e cultura; mapeamento de questões editoriais (que revelariam problemas como direitos autorias); incentivo a profissionalização da cadeia do livro e campanha de incentivo para leitura. 

Eixos de ação da PNA 

O processo de construção do conjunto de políticas públicas para as artes, a PNA, é composto por quatro eixos de ação: a "Caravana das Artes" (encontros nas 27 unidades da Federação); os seminários temáticos; os encontros setoriais e a plataforma digital (www.culturadigital.br/pna).
Os seminários temáticos, como o de hoje, têm como objetivo permitir um aprofundamento maior no debate de temas relevantes para o cotidiano dos produtores culturais. 
Essa ação é liderada pela Funarte, entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), que tem como missão desenvolver políticas públicas de fomento para esses segmentos artísticos. 
 
 
Camila Campanerut 
Assessoria de Comunicação 
Ministério da Cultura