quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Secult e Conselho realizam audiências para debater editais do Fundo de Cultura

Secult e Conselho realizam audiências para debater editais do Fundo de Cultura
03/09/2014 11h51 - Atualizado em 03/09/2014 11h55
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) e o Conselho Estadual de Cultura convocam artistas, produtores, conselheiros, gestores, entidades, instituições e demais agentes culturais da Capital e do interior do Estado para debater aspectos técnicos dos editais do Fundo de Arte e Cultura de Goiás – edição 2014, que deverão distribuir montante de cerca de R$ 25 milhões entre projetos apresentados pela sociedade civil e prefeituras.
Entre os dias 8 e 20 de setembro serão realizadas, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, audiências públicas setoriais com o objetivo de colher sugestões para o aprimoramento do primeiro edital. Algumas mudanças em relação à primeira edição já foram definidas pela Secult Goiás, como a substituição de edital único para cerca de dez editais com diferentes linhas de ação, de forma que possam tramitar em separado.
O objetivo é tornar mais célere e organizada a publicação dos editais, a seleção das propostas e o repasse dos recursos aos contemplados. Outra novidade é que nem todas as modalidades serão viabilizadas através de convênio, mas sim na modalidade de prêmio.
Além dos segmentos artístico-culturais atendidos pelas linhas de ação do Edital de 2013 (artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, patrimônio cultural e teatro), estão previstos um edital específico para o Fomento aos Municípios Goianos (incluindo a Região Metropolitana de Goiânia), outro para o Fomento às Artes Integradas e aos segmentos da Economia Criativa e um terceiro para atender aos Museus, Bibliotecas e Arquivos.

Audiências
As audiências públicas terão como objetivo principal a discussão de aspectos como a formatação dos projetos – itens obrigatórios que deverão constar na apresentação das propostas –, os critérios de seleção, a composição das comissões de avaliação, as modalidades a serem atendidas em cada edital, os valores individuais de apoio e o quantitativo de projetos aprovados por modalidade.
Informamos que ainda serão agendados os encontros para discutir os editais relativos às áreas do Patrimônio Cultural e de Museus, Bibliotecas e Arquivos, a serem divulgados em breve pela Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult Goiás Goiás.
A fim de facilitar e ampliar a participação social na construção dos Editais de 2014, também foi disponibilizado um e-mail para colher as sugestões e contribuições dos que não puderem participar das reuniões (fundocultural2014@gmail.com). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 62.3201-9896 (Conselho Estadual de Cultura).

Confira o cronograma das audiências setoriais:

Audiências setoriais – Editais do Fundo Cultural 2014
Local: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 3, Centro (atrás do Teatro Goiânia)

Edital de Fomento às Artes Visuais
8 de setembro (segunda-feira) – 9 horas

Edital de Fomento às Artes Integradas e à Economia Criativa
8 de setembro (segunda-feira) – 14 horas

Edital de Fomento ao Audiovisual
12 de setembro (sexta-feira) – 9 horas

Edital de Fomento à Música
12 de setembro (sexta-feira) – 14 horas

Edital de Fomento à Literatura
15 de setembro (segunda-feira) – 9 horas

Edital de Fomento à Cultura nos Municípios Goianos
15 de setembro (segunda-feira) – 14 horas

Edital de Fomento à Dança
19 de setembro (sexta-feira) – 9 horas

Edital de Fomento ao Teatro
19 de setembro (sexta-feira) – 14 horas

Edital de Fomento ao Circo
20 de setembro (sábado) – 9 horas