quinta-feira, 27 de agosto de 2015

MinC estimula debate sobre economia da cultura

25.8.2015 - 12:03  
 
 
Para fortalecer um dos temas prioritários de sua agenda, o Ministério da Cultura (MinC) inicia, na próxima quinta-feira (27), às 14h30, em Brasília, o programa Diálogos: Economia e Cultura. A proposta é promover encontros com agentes de referência para refletir, a partir de experiências nacionais e internacionais, estratégias para a formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas à economia da cultura. O primeiro encontro será entre o ministro Juca Ferreira, sua equipe e Geoff Mulgan, CEO do Nesta, instituição filantrópica independente que trabalha para promover a capacidade de inovação no Reino Unido. 
 
Segundo o secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, o programa Diálogos: Economia e Cultura têm como finalidade estimular o aperfeiçoamento de marcos teóricos e institucionais, além de difundir o conceito de economia da cultura para a sociedade. "Pretendemos conectar o Ministério com agentes e entidades de influência direta na agenda de economia da cultura, inovação e desenvolvimento", explica. 
 
Para a diretora de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Georgia Nicolau, a proposta é permitir uma reflexão crítica sobre processos e estratégias para atuação exponencial do MinC na economia da cultura. "Queremos, a partir destes encontros, gerar dinâmicas de avaliação e aprimoramento das políticas que operamos para o setor", informa. 
 
Geoff Mulgan é CEO do Nesta desde junho de 2011. Sob sua liderança, a instituição iniciou uma série de novas ações em investimentos, programas e pesquisas. Suas iniciativas envolvem parceiros no Reino Unido e no cenário internacional. De 2004 a 2011, ele foi o primeiro chefe do Executivo da Young Foundation, que se tornou um dos principais centros para a inovação social, combinando investigação, criação de novos empreendimentos e projetos práticos. Também atuou no governo do Reino Unido e trabalha no meio acadêmico na Inglaterra, Austrália e China. 
 
O Nesta tem sua origem relacionada ao sistema de Endowment, criação de um patrimônio que gera recursos contínuos, por meio de rendimentos, para o desenvolvimento de uma atividade. A organização surgiu em 1998 a partir de 250 milhões de libras originários da Loteria Nacional. A sigla Nesta vem de National Endowment for Science, Technology and the Arts.
 
A gestão do sistema de Endowment é justamente um dos pontos que o MinC pretende abordar nas discussões com Geoff Mulgan. O governo brasileiro ainda quer trocar informações com o Nesta sobre diversificação de meios de fomento, investimento de impacto, desenvolvimento de pesquisas em cultura, inovação no poder público e internacionalização da economia. 
 
Os campos de ação do Nesta envolvem serviços públicos; artes digitais e mídia; pensamento no futuro (janelas de inovação); inovação governamental; políticas de inovação; saúde e envelhecimento; investimento de impacto; novos modelos de crescimento econômico inclusivo (com foco em modelos econômicos colaborativos); e oportunidades para a juventude. A instituição também se especializou em pesquisas sobre as indústrias criativas e em programas para fortalecer o campo no Reino Unido. 
 
Marcelo Araújo
Secretaria de Políticas Culturais
Ministério da Cultura