quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC),

Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), principal órgão colegiado do Ministério da Cultura de participação popular para construção de políticas públicas, está com as inscrições abertas para eleitores e candidatos para compor seus Colegiados Setoriais e o Plenário do conselho realizará reunião com trabalhadores e trabalhadoras de Cultura do Estado de Goiás no dia 16 de setembro no Centro Cultural Goiânia Ouro.

As inscrições poderão ser feitas por meio da plataforma digital e o prazo de inscrições se encerra em 26 de setembro.

Por este canal, os interessados poderão se inscrever para votar ou para se candidatar nos seguintes Colegiados:
Arquitetura e Urbanismo;
Arquivos;
Arte Digital;
Artes Visuais;
Artesanato;
Circo;
Culturas Afro-Brasileiras;
Culturas Populares;
Dança;
Design;
Literatura, Livro e Leitura;
Moda;
Música;
Patrimônio Imaterial;
Patrimônio Material; e
Teatro. 
 
Os Colegiados Setoriais são instâncias que compõem o CNPC, formadas por 40 integrantes, dos quais 30 são da sociedade civil (15 titulares e 15 suplentes) e 10 do Poder Público (divididos em cinco titulares e cinco suplentes).
 
Podem fazer parte do processo eleitoral do CNPC pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras naturalizadas com atuação nas áreas técnico-artistas.

Os interessados poderão se inscrever na condição de eleitores (maiores de 16 anos) e/ou candidatos (maiores de 18), mediante cadastro na plataforma, plataforma digital .
 
As inscrições também serão aceitas nos encontros presenciais, em Goiânia o Encontro será no dia 16 de setembro no Centro de Cultura Goiânia Ouro na Rua 3 no centro. Os encontros favorecerão o debate, a apresentação dos candidatos e contarão com pontos de acesso à plataforma para inscrições e votação. 

Votação

O período de votação será de 8 de setembro a 7 de outubro, quando os inscritos poderão votar a distância pela plataforma digital ou no encontro presencial.

A votação se dará em duas etapas: a estadual e a nacional. Os resultados serão disponibilizados com ampla divulgação nos canais de comunicação do MinC e na plataforma digital do CNPC. 
 
Cada eleitor inscrito só poderá votar em um candidato de uma área específica de uma unidade da Federação.

A etapa estadual elegerá delegados para os Fóruns Setoriais Nacionais. 
 
Para a etapa estadual, será divulgada uma lista com todos os candidatos inscritos, dividido por Setorial e por Unidade da Federação.  
 
Na segunda etapa, a nacional, os candidatos mais votados nos estados e no Distrito Federal e os 15 integrantes da antiga formação dos Colegiados Setoriais habilitados irão escolher entre si os ocupantes das 30 vagas de representação da sociedade civil.
 
Números de delegados e cotas 
 
Goiás poderá eleger de um a três delegados para o Fórum Nacional. O total irá variar conforme o número de participantes inscritos presentes nos Encontros Estaduais.

De 3 a 30 inscritos presentes, será eleito um delegado para o Fórum Nacional;

De 31 a 99 inscritos presentes, serão dois delegados estaduais; e,

A partir de 101 inscritos presentes, serão eleitos três delegados para o Fórum Nacional. 

Política de Cotas
Com relação às cotas, vai variar até o número de três vagas. Em casos de unidades da Federação com apenas uma vaga, será eleito o delegado estadual mais votado. Se houver uma segunda vaga, será destinada a uma mulher ou afro-brasileiro mais votado. Caso haja uma terceira vaga, ela será destinada ao próximo mais votado e não contemplado com a segunda vaga.
 
Resultados 
Dentro desse processo eleitoral, estão programados Fóruns Nacionais Setoriais, que serão realizados no Rio de Janeiro (RJ), em Brasília (DF) e em Serra Talhada (PE), nos quais serão concluídas as eleições e divulgados os resultados.
 
Atenção às datas:
Período de inscrições: 17/08/2015 a 26/09/2015. 

Período de votação: 8/09/2015 a 7/10/2015.

Representação Regional Centro Oeste
09/set – Brasília;
14 /set- Cuiabá;
16/set – Goiânia; e
19/set – Campo Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário