sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Notícias em destaque

MinC debate Políticas sobre Drogas em Salvador

11.9.2015 - 11:37  
 
 
O Ministério da Cultura (MinC) participa, nesta sexta-feira (11) e sábado (12), em Salvador, da Conferência Livre de Políticas sobre Drogas. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), por meio do seu Grupo de Trabalho sobre Políticas de Drogas (GT Drogas). O evento integra a Semana Fora do Armário, um circuito de atividades ligadas à defesa da diversidade e dignidade humana.
 
Durante esses dois dias, a conferência irá reunir representantes do governo federal, de Pontos de Cultura e pessoas que vivem nas ruas, entre outros, para debater políticas sobre drogas, redução de danos, violência contra a juventude negra, políticas de cuidado e atenção, redução da maioridade penal e novos arranjos institucionais para as políticas sobre drogas. 
 
O MinC está mobilizando Pontos de Cultura, artistas e toda a base social do ministério para participar das discussões e também realizar conferências livres de Juventude e Cultura.  A proposta é dialogar com jovens de todo o País para discutir e construir políticas culturais. A Conferência também tem como objetivo envolver jovens e crianças em atividades artísticas e culturais capazes de mudar cenários sociais.
 
A Conferência será realizada na Praça Dois de Julho, popular Praça do Campo Grande, e conta também com o apoio da Secretaria Nacional de Juventude, do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de HIV/AIDS e Hepatites Virais, e da Secretaria de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo do Estado da Bahia. 
 
Certificação
 
Nesta sexta-feira (11), às 13h, durante a Conferência Livre de Políticas sobre Drogas, um grupo de pessoas em situação de rua, usuárias de substâncias psicoativas, irá receber, no Largo do Campo Grande, o certificado do Curso de Redutores de Danos e Referência de Campo, do Projeto Corra pro Abraço, iniciativa da Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) da Bahia, em parceria com o Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria).
 
Conjuve
 
O Conselho Nacional de Juventude foi criado em 2005 pela Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República (SNJ/SG/PR), e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O Conselho tem, entre suas atribuições, formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.
 
A representação do poder público contempla, além da SNJ, todos os ministérios que possuem programas voltados para os jovens; a Frente Parlamentar de Políticas para a Juventude da Câmara dos Deputados; o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude; além das associações de prefeitos. Já a parcela da sociedade civil, que é maioria no Conjuve, reflete a diversidade dos atores sociais que contribuem para o enriquecimento desse diálogo.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário